Em frente à Câmara Municipal, milhares de pessoas partilharam o início das festividades natalícias na Póvoa de Varzim através de um espetáculo de luz, cor, música e dança.

O Presidente da autarquia, Aires Pereira, desejou a todos os poveiros um Feliz Natal e um excelente 2016 após fazer as honras da casa e ligar as luzes da gigante Árvore de Natal que, até janeiro, abrilhantará a Praça do Almada.

No palco instalado em frente aos Paços do Concelho atuou a escola de dança Royalty Dance Studios. Os espectadores mais pequeninos, mesmo ansiando a chegada do Pai Natal, observavam encantados as bailarinas de azul e os seus movimentos graciosos. A coreografia de Joana Batista conseguiu arrebatar a atenção do público e trazer doçura através da dança até à Praça do Almada.

As atuações de Daniela Bouçanova (soprano), Isabel Silva (soprano), Pedro Costa (tenor) e José Claro (tenor) não são passíveis de qualificar ou sintetizar. Quem assistiu e ouviu as vozes dos quatro cantores conseguirá, decerto, compreender esta impossibilidade. Apenas diremos, simplesmente, que o talento transbordou do palco e alcançou o público, crianças e adultos, e a emoção era visível nos olhos de cada um.

A demonstração do dom dos artistas poveiros para a arte não se ficou por aqui. A orquestra Feliz Natal, orientada por Tiago Pereira e constituída por nove músicos, entoou belíssimos temas e trouxe ainda mais magia ao espetáculo preparado com todo o esmero pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A atuação do Coro Feliz Natal Póvoa de Varzim, constituído por perto de 300 elementos de diferentes gerações e que se juntaram especialmente para este momento, foi a última da tarde. As mais belas e tradicionais músicas de Natal foram entoadas na Praça e contaram com o acompanhamento do público que, sabendo-as de cor, acompanharam o Coro durante toda a atuação.

E, de repente, quem surgiu vindo do Passeio Alegre e da Rua da Junqueira? O Pai Natal, claro. E não veio sozinho. A Minnie, o Mickey, as renas e muitas outras figuras imaginárias acompanharam o Pai Natal nesta visita à Praça do Almada. Depois de distribuir muitos sorrisos pelas ruas adjacentes, aquele por quem as crianças mais esperavam finalmente chegou ao edifício dos Paços do Concelho. Foram centenas e centenas as crianças que quiseram cumprimentar o Pai Natal e tirar uma fotografia com ele. Muitos chocolates foram divididos pelos pequeninos mas, o que eles queriam mesmo, era a atenção do velhinho de barbas brancas.

Foi assim a festa que a Câmara Municipal preparou para que os poveiros pudessem comemorar o Natal em comunidade. Até janeiro, todavia, muitas serão as iniciativas alusivas à quadra organizadas nos vários setores do município.

Veja a fotogaleria.

Feliz Natal Póvoa de Varzim!