Desde o início do ano até agora, foram dinamizados 29 projetos de voluntariado no concelho, diretamente por 286 voluntários integrados na implementação dos mesmos (122 no ano de 2021).

A estes, juntaram-se 328 munícipes em ações de sensibilização e/ou formação e 218 voluntários ativos (face aos 164, no ano 2020, e 177, no ano 2021), 66 dos quais são recém-chegados à Bolsa Concelhia.

Ao todo, conseguimos atingir um total de 2.732 horas alocadas inteiramente para ações locais de voluntariado, das quais se destacam o “INPÓVOA – Praia para Todos” e o “Dá-te Férias”.

O ano de 2022 foi igualmente o da finalização do Projeto Metropolitano V17 – Voluntariado sem Fronteiras, que conta com a participação do Município da Póvoa de Varzim como investidor social e cujo trabalho culminará na Carta Metropolitana de Voluntariado. Este projeto metropolitano teve um impacto muito significativo na mitigação das atuais consequências provocadas ou agravadas pela pandemia na nossa comunidade, designadamente no combate ao isolamento e na promoção da saúde mental.

Consulte todos os dados completos na infografia da Bolsa Concelhia de Voluntariado na Póvoa de Varzim, este ano: