O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na iniciativa destacando a sua preocupação desde a tomada de posse da nova direção (2016) com a “sustentabilidade da instituição e integração na sociedade civil daqueles que estão à responsabilidade desta casa, e já são mais de 400”.

O autarca entendia que “tínhamos a obrigação de criar na sociedade civil um movimento que fosse capaz de os acolher no local de trabalho. O Município já dava o seu exemplo pois há muitos anos temos utentes do Mapadi como funcionários nas mais diversas áreas”. Neste sentido, “demos a conhecer aos empresários que os utentes do Mapadi, desde que devidamente enquadrados, têm as mesmas condições de trabalho que outro cidadão qualquer. Este foi o nosso desejo principal e a sociedade respondeu de forma muito positiva, contribuindo para integração do cidadão com deficiência e sustentabilidade desta casa”.

Sobre a próxima empreitada do Mapadi, o Presidente da Câmara transmitiu que “o Município abdicou de meio milhão de euros em beneficio da instituição dotando-a de mais uma valência para, dessa forma, criarmos mais integração e mais sustentabilidade”. A este propósito, o edil constatou que “o custo da obra será de cerca de 900 mil euros e a Câmara disponibiliza 500 mil euros, sendo que o Mapadi não tem o resto do dinheiro. Mas tenho a certeza de que a obra não ficará por concluir porque com a ajuda de todos havemos de conseguir”.

Terminou reiterando que “podem continuar a contar com o apoio do Município e com o apoio das pessoas que lá trabalham quer para acolher os que vamos tendo dentro das nossas paredes quer para continuarmos este trabalho. Este é um trabalho da Póvoa inteira, empresas e sociedade civil”.

O Presidente da Direção do Mapadi, António Ramalho, referiu-se a este momento como sendo de partida e também de paragem para refletirmos. Nesse sentido, falou da “obra mais recente realizada e consolidada neste último ano, a lavagem manual de carros que veio permitir a ocupação laboral de mais 6 jovens com deficiência, formados no Mapadi e mais novos postos de trabalho”.

António Ramalho reconheceu que “esta construção não teria sido possível sem o apoio do Município poveiro e, em particular, do seu Presidente, que acreditou no valor desta iniciativa. É desta sintonia, deste unir de esforços e conjugação de vontades que nascem as mais-valias para a comunidade deste concelho que o tornam de referência nacional ao nível da inclusão”.

A este propósito, revelou que a instituição foi reconhecida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional como Marca Entidade Empregadora Inclusiva – edição 2017/2018, acrescentando que “contribuíram para este reconhecimento os empresários do concelho tendo sido a prática e o exemplo do nosso Município e a responsabilidade social na empregabilidade dos cidadãos com deficiência determinante para a obtenção desta marca”.

O Presidente da Direção anunciou que “o Mapadi continua empenhado na implementação de novos projetos e na construção de novas estruturas que permitam continuar a proporcionar uma resposta de excelência ao cidadão com deficiência intelectual no concelho da Póvoa de Varzim”. A título de exemplo, a instituição “está a propor o alargamento à Segurança Social da valência de Intervenção Precoce, passando o apoio de 80 para 150 crianças, dos 0 aos 6 anos, e ainda o alargamento de Centro de Atividades Ocupacionais para mais 30 utentes na sede e na valência de lar residencial para mais 8 utentes”.

No que diz respeito a novas construções, António Ramalho agradeceu à Câmara Municipal por ter contemplado o Mapadi, no âmbito do PEDU, com 500 mil euros para a construção do projeto CAO Solidário, em fase de concurso público até ao próximo dia 12 de outubro, com o preço base de 950 mil euros e que será uma realidade no terreno daqui a cerca de dois anos.

Como forma de reconhecimento, António Ramalho ofereceu o símbolo para a inclusão do Mapadi ao Presidente da Câmara pelo seu empenho pessoal e ainda ao Comandante da Escola dos Serviços (onde terminou a sua função a 20 de setembro), Armando Ferreira, pelo contributo da Escola dos Serviços.