Na sessão esteve presente o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, bem como do Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, e o Presidente da Junta de Freguesia da Estela, Armandino Domingues.

O Presidente da Câmara Municipal começou por referir-se à evolução da freguesia da Estela que “mudou radicalmente e hoje é uma terra de oportunidades”.

Recordou que foi à Estela, a nível profissional, pela primeira vez em 1988, e a freguesia atual nada tem a ver com a dessa altura: “Hoje, a Estela está, definitivamente, no século XXI, e a trilhar caminhos de igualdade relativamente a qualquer outra freguesia do concelho e do país”.

O Presidente fez alusão aos investimentos realizados nos últimos quatro anos na freguesia da Estela que totalizam 3,8 milhões de euros, exemplificando que o fecho do sistema de saneamento, em concurso público, são 1,6 milhões de euros e que a conclusão dos passadiços na zona costeira, desde o campo de futebol até ao limite do concelho vai custar mais de meio milhão de euros. Para além disso, “fomos comprando os terrenos para fazer o parque lúdico e fomos apoiando a Junta em diversas obras que tem vindo a fazer. Este conjunto de investimentos que temos vindo a fazer e os que estão em curso têm por objetivo a requalificação do vosso património, a valorização da vossa cultura e, fundamentalmente, que continuem a ter orgulho em ser estelenses”.

E a este propósito, referiu que “o Município não tem nenhuma discriminação relativamente a qualquer uma das nossas freguesias e o objetivo para o equilíbrio no concelho é fazer com que em cada uma das freguesias existam condições de vida que façam com que as pessoas não tenham que sair do local onde residem para procurar melhores condições de vida”.

Aires Pereira transmitiu que “o trabalho que temos vindo a fazer e que pretendo que seja uma marca distintiva na realidade do nosso equilíbrio é fazer com que os estelenses tenham orgulho no seu presente e no seu futuro e que esta seja uma terra de oportunidades”.

Deixou ainda uma palavra de reconhecimento à Associação Cultural e Recreativa Estelense, na pessoa de José Manuel Ferreira: “é um enorme orgulho poder contar com uma associação como a vossa”.

Terminou dizendo que “sou um Presidente de Câmara muito orgulhoso daquilo que as freguesias do concelho da Póvoa de Varzim vão fazendo pela cultura, tradições e pela nossa história”.

Armandino Domingues manifestou a sua satisfação e orgulho pelas comemorações dos 877 anos da Estela que, pelo 7º ano consecutivo, são levadas a cabo pela Junta de Freguesia  em colaboração com as associações locais, e com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Neste sentido, agradeceu o contributo e empenho de todos, bem como a capacidade de colaboração e trabalho, força e união das associações da freguesia.

Deixou também uma palavra de reconhecimento à Associação Cultural e Recreativa Estelense e a José Manuel Ferreira, “grande dinamizador da cultura na Estela”.
O homenageado da noite revelou que “há um grande amor pelo teatro a bater neste peito” e a Associação “nasce de uma grande paixão, a 23 de fevereiro de 1996”.

Além da atribuição da Carta de Couto, a sessão contou com a apresentação de uma peça de teatro pela Associação Cultural e Recreativa Estelense que retratou um pouco da história da Estela e com música e dança por outros grupos da freguesia.

Todas as entidades envolvidas nas comemorações destes 877 anos da Estela foram reconhecidas.