A Taça da Póvoa em ténis de mesa será disputada no domingo, na sede da Senhora do Ó, na Estela.
A competição faz parte do Plano de Desenvolvimento da modalidade, organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Trata-se de uma atividade constituída por um conjunto de provas de participação individual e coletiva com o objetivo de promover a prática do desporto por entre as coletividades do concelho.
Esta será a 5ª prova a ter início, depois da realização do Campeonato de Pares (30 de outubro), dos Campeonatos Individuais (entre 6 e 27 de novembro), do Campeonato Inter-Associações (entre 19 de novembro e 10 de maio) e do Torneio Aberto de Natal (11 de dezembro). A 26ª edição do Plano de Desenvolvimente terá continuidade com o XIX Torneio Internacional (18 e 19 de março), o Encontro Concelhio (09 de abril), as Comemorações no dia 25 de abril, o Top 12 (07 de maio) e a Supertaça (12 de maio).
O evento termina no dia 10 de junho, no Parque da Cidade, com a entrega de prémios e lembranças na Cerimónia de Encerramento.
Confira o Calendário Geral do Plano de Desenvolvimento 2016/17.
O Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa surgiu em setembro de 1991, através do então denominado “Grupo de Apoio ao Desporto”, constituído pelos professores Dimas Pinto, Pedro Falé e Jorge Castro Lopes. Desde então, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim promove, com sucesso, a modalidade junto das associações, numa realidade sem paralelo a nível nacional.
A abrangência do programa é tal que a Autarquia atribuiu-lhe o estatuto de projeto âncora do processo de desenvolvimento desportivo municipal. A sua visibilidade e dinâmica levaram as instituições associativas e federativa a catalogar o mesmo como projeto de interesse coletivo. Este regista a maior movimentação desportiva da modalidade a nível nacional, apresentando nos quadros competitivos das suas diversas provas o maior volume de atletas e equipas (muito superior ao que regista a maior associação regional da modalidade).