Mas não foi apenas a exibição de um documentário, sendo que se seguiu um momento de debate e partilha sobre novas possibilidades com o realizador Juan del Río e o jornalista Abel Coentrão. Esta longa-metragem colaborativa, produzida pela Red de Transición de Espanha, quer dar visibilidade a experiências transformadoras, geograficamente próximas de nós, e inspirar outros futuros possíveis. Como o próprio realizador transmitiu este documentário tem como objetivo chegar a um público mais amplo dando a conhecer alternativas, individuais e coletivas, que estão já a acontecer em diferentes locais, e que nos permitem “transitarmos” para comunidades resilientes e modelos de vida mais sustentáveis.

“Estejas onde estiveres, poderás sempre participar num projeto deste género”, incentivou Juan del Rio, e na Póvoa de Varzim existe essa consciência de que é possível fazer diferente. Somos mais do que um ponto no mapa. Somos o ponto de partida para a ação climática. Um município no Centro da Mudança.

Esta vontade de fazer diferente, mais e melhor em prol da sustentabilidade do planeta, fomentada pelo Município da Póvoa de Varzim já está a ter destaque nacional, em órgãos de comunicação social de referência. Em entrevista ao Público, o Presidente da Câmara Municipal explica que o Centro do Clima nasce para alavancar a “transição” e restabelecer esperança, ajudando o concelho a efetuar uma mudança para uma economia menos energívora e mais respeitadora da natureza, tornando-se, assim, fonte de inspiração para outros municípios.

Aos microfones da TSF, Aires Pereira explicou que se trata de um projeto que tem como objetivo a produção de “um conjunto de documentos e avaliação de propostas que vão muito para além dos limites do concelho”.