A acompanhar esta tradição poveira esteve a jornalista Sofia Ferreira, que levou a Delícia de Rabanada um pouco por todo o País, promovendo a consolidação da imagem e divulgação deste doce a nível local e nacional e a dinâmica comercial do mesmo.

Presente na sessão esteve o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, que procedeu à entrega de prémios aos respetivos vencedores, a saber: Restaurante Petisqueira Barca (1º classificado – Rabanada nº 2), Café Pérola do Mercado (2º classificado – Rabanada nº 7) e Restaurante 31 de Janeiro (3º classificado – Rabanada nº12). Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa à Pastelaria Bolos do Folheta e o Prémio do Público, definido a partir da avaliação feita pelos presentes, ao Restaurante Náutico Bar.

Aires Pereira reconheceu que a Rabanada Poveira é, de facto, o “ex-libris da doçaria tradicional poveira” e sublinhou o longo historial deste concurso de sucesso, que vai já na sua 22ª edição. Inicialmente focado apenas nos particulares, este evoluiu naturalmente para as casas comercias da área de restauração, sendo que atualmente já se encontra a rabanada em praticamente todos os restaurantes da cidade.

O edil destacou a importância deste tipo de ações, bem como da atividade da Confraria dos Sabores Poveiros, para a “valorização da gastronomia tradicional” e para a “estratégia turística local”, que fazem com que a Póvoa de Varzim já seja reconhecida por um leque “mais alargado de sabores”.