As oito zonas balneares com Bandeira Azul são: Barranha  (que se estende desde o Parque de Campismo da Estela até ao campo de futebol de Aguçadoura); Quião (que se estende do Cruzeiro de Aguçadoura até à Ribeira do Esteiro); Lagoa  (que se estende da praia de Fragosinho até ao Bar da Praia); Zona Urbana Norte  (que se estende do Bar da Praia até ao bar Náutico); Zona Urbana Sul I  (que se estende do Náutico até à Esplanada do Carvalhido); Zona Urbana Sul II  (que se estende da Esplanada do Carvalhido até ao Porto de Pesca); Paimó e Fragosa.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, mostra-se bastante satisfeito com este anúncio, acrescentando que será “na Praia da Lagoa, no Dia Mundial da Criança, o lançamento nacional das Bandeiras Azuis. Pela primeira vez, será feito no Norte do país, na nossa cidade como prova de reconhecimento do trabalho de todos nós. Somos, sem sombra de dúvida, o concelho que mais bandeiras azuis tem e que tem tido um sentido de responsabilidade exemplar no que diz respeito às questões da Bandeira Azul”, constatou.

Na sua opinião, esta será “uma forma de publicitarmos em todo o país aquilo que de bom temos. Seremos conhecidos no país inteiro como um destino seguro onde as pessoas podem vir a banhos e utilizar as nossas praias”.

Para além da cerimónia oficial, a 1 de junho, a partir das 11h00, a Praia da Lagoa terá um conjunto de atividades desportivas (na areia e na água) e culturais à disposição das famílias para que possam, simultaneamente, comemorar o Dia Mundial da Criança. Jogos e insufláveis farão, também, a alegria dos mais pequenos.

Em Portugal, o Programa da Bandeira Azul teve início em 1987 com apenas 6 Bandeiras Azuis na região Norte, tendo sido registada uma evolução positiva. Este ano, foram atribuídas a 66 praias do Norte Bandeiras Azuis, num total de 298 galardoadas no país. O Programa Bandeira Azul 2014 elegeu como tema “Poluição dos Oceanos – esclarecer, planear e agir” para ser desenvolvido nas atividades de sensibilização nas praias, marinas e embarcações recreativas pois a poluição das zonas marinhas costeiras e mesmo lacustres ultrapassou qualquer capacidade de sustentabilidade.