O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, acompanhado do seu executivo, visitou, na tarde desta quarta-feira, algumas obras a decorrer no concelho.
Na freguesia da Estela, decorre a empreitada de ampliação e requalificação da antiga Escola de Barros. Um investimento de 1 milhão e 600 mil euros na criação de Creche e Centro Ocupacional para Idosos. Tendo em conta o desenvolvimento dos trabalhos, prevê-se que esta nova infraestrutura que irá disponibilizar quatro salas para receber bebés e crianças esteja pronta já no início do próximo ano letivo.
No centro da cidade da Póvoa de Varzim a Escola dos Sininhos também está a ser alvo de trabalhos de construção civil para ampliação e requalificação. Esta empreitada resulta de um investimento de 1 milhão e 700 mil euros. Está previsto que este estabelecimento de ensino volte a acolher alunos no 2.º período do próximo ano letivo, ou seja, janeiro de 2026, com instalações dotadas das melhores condições.
E se a educação é uma prioridade deste executivo, a habitação é também uma preocupação premente e, neste sentido, o Município tem implementado respostas eficazes aos problemas habitacionais locais, designadamente através do investimento na construção de habitação a custos controlados, para arrendamento, com vista a fixar população no concelho, no âmbito da sua Estratégia Local de Habitação.
É o caso da construção de habitação municipal em regime de arrendamento apoiado sito na Rua Alberto Oliveira, Barreiros, que também mereceu a visita do executivo. Esta obra, que teve início em outubro de 2024, tem enquadramento na ELH e contempla a construção de 48 fogos novos em dois blocos (bloco norte, com 3 pisos: 8 T1, 6 T2 e 2 T4; bloco nascente, com 4 pisos: 24 T1, 4 T2 e 4 T3). Neste momento, encontram-se com 24% dos trabalhos executados, estando prevista a conclusão para 15 de março de 2026.
Com este investimento de 5 milhões e 100 mil euros, o Município da Póvoa de Varzim irá disponibilizar soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais sem qualidade e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.