Esta iniciativa teve início em janeiro de 2022 em Balasar e, desde então, já percorreu as freguesias de Aguçadoura, Estela, Póvoa de Varzim, Amorim e Aver-o-Mar. Nesta sessão estiveram presentes a Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, o Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates, Paulo João Silva e o Presidente da AEPVZ, Joaquim Araújo.

O encontro serviu para que a Associação Empresarial conseguisse chegar a mais empresários poveiros que possam querer saber mais informação do tipo de apoio que podem receber. Um dos pontos em que ficou claro o valor em recorrer à Associação Empresarial da Póvoa de Varzim foi o da divulgação do acesso a informação sobre linhas de financiamento e apoio à preparação de candidaturas às mesmas, sendo que atualmente são várias as que se encontram abertas. 

A Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, que assinalou 130 anos de existência no ano passado, conta atualmente com 650 sócios. Esta é uma oportunidade de os empresários presentes exporem as suas opiniões ao Executivo Municipal, representado por Andrea Silva que se prontificou a responder todas as questões. 

A Vereadora da Câmara Municipal explicou a nossa política fiscal autárquica, assente essencialmente na isenção de derrama e no IMI no valor mais baixo permitido por lei, assim como enunciou os estímulos dados à captação e fixação de investimento no concelho. Além dos serviços diários de atendimento ao empreendedor localizados no Centro Póvoa Empresas – como é o caso do Espaço Empresa e do Balcão de Apoio ao Investimento da Diáspora – a autarquia disponibiliza, também, gabinetes de incubação física e virtual e espaço co-work.