Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal, referiu que este é “um projeto âncora nesta nova estratégia de afirmação da nossa cidade e de conseguir envolver toda a população e as pessoas que estão mais ligadas a esta área da animação”.

O edil destacou também “a aprovação do protocolo a celebrar com a Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, tendo como objeto o desenvolvimento do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo 2014/2015”.

O executivo aprovou ainda “a proposta para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no próximo ano para a contratação de 19 professores para o Ensino de Inglês e 22 Professores para o Ensino de Atividade Física e Desportiva de modo a, com um esforço grande do município e de todos os poveiros, podermos dar continuidade às atividades que temos vindo a ter nos anos anteriores. Isto, apesar de hoje tal se traduzir num esforço de mais de 300 mil euros por parte do orçamento municipal”, esclareceu Aires Pereira. A este propósito, o Presidente revelou que “vamos continuar a manter nos Jardins-de-infância as atividades de enriquecimento curricular, nomeadamente, música, inglês e atividade física, fazendo com que a escola seja uma realidade integrada no nosso concelho”.

O Presidente da Câmara informou que “decidimos retirar da esfera da responsabilidade da Associação de Futebol Popular da Póvoa de Varzim a questão do apoio direto às associações. Combinamos, este ano, pagar diretamente, através de subsídio às associações o seu prémio de participação no Interfreguesias. O valor total dos subsídios é de 28.545,00€, calculado, relativamente a cada associação, em função dos escalões em que participou, bem como do número de atletas inscritos em cada escalão. Esta medida irá ajudar as associações que, no início da época, tem muita dificuldade pelos equipamentos a adquirir e outras despesas, necessitando deste apoio para poderem desenvolver normalmente a sua atividade”, explicou Aires Pereira.

O edil transmitiu que “o Interfreguesias é, sem sombra de dúvida, a maior movimentação desportiva que há muitos anos se faz no concelho da Póvoa de Varzim. Acho que todas as famílias, todo o concelho é tocado por este movimento. Neste sentido, a Câmara tem que estar muito atenta a este fenómeno que envolve mais de 5 mil pessoas. É a maior organização de Futebol Popular do norte e, se calhar, do país”.