Passar para o conteúdo principal

Na Reunião de Câmara de hoje foi aprovada a Estratégia Local de Habitação, um instrumento de intervenção municipal que, com base no diagnóstico prévio da realidade local, elenca um conjunto de respostas a situações de carências habitacionais na Póvoa de Varzim. O objetivo é encarar esta temática “tanto do ponto de vista social, prevendo a construção de habitações condignas de variadas tipologias; quanto do desenvolvimento económico, criando condições para atrair e fixar mais residentes no concelho”, referiu o Presidente da Câmara Municipal. A Estratégia Local de Habitação, que seguirá agora para votação na próxima Sessão da Assembleia Municipal, abrange um investimento total previsto de 26 milhões de euros necessário para acautelar a proteção do direito à habitação de mais de mil residentes da Póvoa de Varzim.

Na sequência da última reunião em que o Município da Póvoa de Varzim participou juntamente com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a propósito da erosão costeira na praia da Estela, foi aprovado o envio de uma missiva ao Ministro do Ambiente a dar nota da preocupação da autarquia com os riscos e danos irreparáveis que uma possível rutura da barreira dunar possa ter na produção agrícola de toda a área a nascente do Campo de Golf. A necessidade de ser estudada uma solução equilibrada e permanente que evite que este tipo de situação volte a ocorrer urge “não só para salvaguardar a sustentabilidade do meio ambiente e ecossistema marinho, mas também para proteger a atividade económica das populações das freguesias de Aguçadoura, Estela e Navais que se dedicam à horticultura”, advertiu Aires Pereira. A Horpozim, enquanto associação que representa os horticultores da região, partilhou o alerta dado pela autarquia e juntou as suas contribuições à carta a remeter ao Governo.

Em relação ao Dia da Cidade, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim propôs atribuir a Medalha de Reconhecimento (grau ouro) a duas instituições locais – Rancho Folclórico de São Pedro de Rates, que no ano passado perfez 50 anos de atividade permanente em defesa e divulgação do folclore e da etnografia desta importante vila do nosso concelho, e Capela Marta, que no presente ano completa 70 de interpretação coral de repertório sacro e profano. Ainda a propósito das celebrações de 16 de junho, Aires Pereira considerou importante reconhecer o mérito individual do General Armando Soares Ferreira, que dedicou cerca de 20 anos de serviço à Póvoa de Varzim, 6 dos quais ao comando da nossa Escola de Serviços e, também, de Luís dos Santos Leal, jornalista, autodidata e cujo trabalho é amplamente reconhecido pela comunidade.

No que diz respeito às Festas de São Pedro, o Presidente da Câmara Municipal anunciou que, devido às restrições impostas pela pandemia, procedeu-se ao contacto com o Porto Canal com o objetivo de se preparar, em conjunto com as Associações locais e com o apoio do Município da Póvoa de Varzim, a emissão televisiva de dois momentos de grande importância para os poveiros: a noitada com a atuação das rusgas e um programa sobre as tradições de cada bairro.

Por fim, o Executivo aprovou também o Regulamento Municipal do Parque de Estacionamento do antigo Quartel, cujas obras serão inauguradas em junho, encontrando-se a decorrer bem dentro dos prazos previstos, e que irão duplicar o número de lugares disponíveis.

Tópicos
Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.