Em reunião de Câmara Municipal, realizada esta terça-feira, o Executivo Municipal aprovou a ratificação de um Protocolo de Colaboração na área das migrações, que envolve os Municípios da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, a Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, E.P.E., os Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Cego do Maio, Rates, Campo Aberto, Frei João, Dr. Carlos Pinto Ferreira, D. Pedro IV, D. Afonso Sanches e a Escola Secundária José Régio.
Subscrito no dia 2 de setembro, o Protocolo de Colaboração tem como finalidade a implementação de estratégias de atuação concertadas a nível local, no âmbito das migrações, nos concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, que concorram para a concretização do processo multivetorial de integração dos imigrantes na sociedade portuguesa.
Este documento visa, também, a apresentação de uma candidatura conjunta para o financiamento das despesas com a elaboração do Plano Municipal para a Integração de Migrante.
O Executivo aprovou, igualmente, a proposta da LIPOR para constituição de uma Comunidade Energética Renovável. A entidade, denominada Associação Energias do Norte (ENNO), terá natureza associativa e servirá o objetivo de produzir energia, de forma descentralizada, para autoconsumo e partilha, a partir de fontes renováveis. São associados fundadores todos os municípios que integram a LIPOR, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA, o Hospital de S. João, EPE, a Ordem dos Arquitetos, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Associação Casa da Arquitetura e onze empresas municipais.