Segundo o Presidente da Câmara, “a autarquia não tira qualquer vantagem comercial desta iniciativa, até porque só estabelece uma ponte entre aqueles que querem ter acesso a este artigo único e os que querem ter condições para poder produzir e exportar uma peça tão especial”. Por forma a garantir que a produção da Camisola Poveira se mantém 100% artesanal e feita à mão, foram estabelecidos limites de compra e prazos longos de produção que acautelam o tempo médio de produção, de 50 horas por peça.

Foi aprovada nesta reunião do Executivo a proposta de Regulamento de Gestão de Praias Marítimas Integradas no Domínio Público Hídrico do Estado, documento que irá posteriormente ser submetido à apreciação da Assembleia Municipal. Ainda a este nível, o Executivo aprovou minutas de protocolos de cooperação entre o Município e a Direção-Geral da Autoridade Marítima, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Docapesca – Portos e Lota, aplicáveis transitoriamente a este ano. Com isto, o Município eliminou cerca de 20 taxas aos concessionários de praia e uniformizou o processo de acesso a concessões, licenças e autorizações de infraestruturas, equipamentos, apoios de praia ou similares nas zonas balneares. Aires Pereira explicou que “o Município quis simplificar o sistema; em termos de pagamentos, não vai ser sentido qualquer impacto, mas em termos práticos, os concessionários e as associações vão ficar a ganhar, até porque antes estavam sujeitos a um processo altamente burocrático e complexo”.

Foi igualmente aprovada a assinatura de contrato com o Clube Naval Povoense (CNP) tendo em conta a gestão do Núcleo de Estacionamento de Embarcações de Recreio da Póvoa de Varzim e da Marina Norte por parte do clube poveiro.

Por fim, o Executivo aprovou a atribuição de cerca de 60 mil euros em apoios às seguintes associações locais: Abrigo dos Animais Abandonados – A Cerca, ao Póvoa Andebol Clube, Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”, Clube de Caçadores da Estela e Confraria do Santíssimo Sacramento.