A reunião contou com a presença dos concessionários e das entidades com responsabilidade direta no funcionamento da época balnear, designadamente o Capitão do Porto da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Comandante Bruno Teles, o Delegado de Saúde da Unidade de Saúde Pública do ACES Póvoa de Varzim/ Vila do Conde, Doutor Luís Castro, o representante da Docapesca, Eurico Martins, o Presidente da Associação de Nadadores-Salvadores – Os Delfins, Carlos Ferreira, a Presidente da Associação de Concessionários de Praia, Fátima Cunha, e os Presidentes de Juntas de Freguesia do concelho.

Aires Pereira deu início à sessão sublinhando que a portaria que define o início e fim da época balnear não foi ainda publicada, mas que a expectativa é de que a mesma “não será certamente muito diferente da do ano passado, especialmente no que se refere ao plano de prevenção da pandemia”. O Presidente da Câmara assumiu que continuará a dar total apoio aos concessionários.

A grande novidade para este ano prende-se com a transferência para o Município das competências de licenciamento de toda a orla costeira, o que permitiu uma simplificação dos procedimentos. Aires Pereira informou que o Município da Póvoa de Varzim decidiu “facilitar o processo ao diminuir o número de taxas relativas à ocupação de espaço público, eliminando cerca de vinte taxas que existiam no passado”. O autarca esclareceu, ainda, que a instrução dos processos relativos às licenças se mantém nos mesmos locais, fruto de protocolos de cooperação estabelecidos quer com a Capitania, a Docapesca e a APA.

Todas as entidades intervenientes aludiram ao sucesso da época balnear de 2020 – com zero fatalidades registadas, reforço das instalações dos lava-mãos e lava-pés, instalação complementar de dispensador de álcool-gel na frente balnear e reforço dos equipamentos da recolha de resíduos – e fizeram votos para que o espírito de colaboração entre todas as partes se mantenha este ano.