A exposição “Agustina Bessa-Luís. Vida e Obra” que esteve recentemente no Centro Coordenador de Transportes, durante a 24.ª Edição do Correntes d’Escritas, encontra-se atualmente patente na Universidade do Luxemburgo.
Co-produzida pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a exposição estará até ao dia 31 de maio, no 3º andar da Maison du Savoir da Universidade do Luxemburgo, em Esch-Belval.
Depois de inaugurada na nossa cidade, na presença de Mónica Baldaque, filha de Agustina Bessa-Luís, a exposição dará a conhecer ao mundo o percurso de vida da escritora e a sua evolução literária.
A exposição, composta por 22 painéis ilustrados com fotografias da vida de Agustina Bessa-Luís, é comissariada por Inês Pedrosa e com a conceção gráfica de João Botelho, realizador de “A Corte do Norte”, filme inspirado na obra homónima de Agustina.
Esta iniciativa insere-se na promoção da comemoração do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís na Póvoa de Varzim, que arrancou na nossa cidade a 15 de outubro de 2022.