A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim fez questão de marcar presença e testemunhar o “impacto” destas imagens, que “demonstram o quão difícil é o caminho dos migrantes”. 

Para Andrea Silva, “é com muito orgulho” que a Póvoa de Varzim recebe a artista natural de Rosário, na Argentina, cujo sucesso na sua integração na comunidade poveira é um “exemplo do que gostamos de fazer neste concelho, acolher quem cá chega, muitas vezes depois de um percurso difícil” e fazer com que os imigrantes se sintam “em casa”. A Vereadora destacou o trabalho que tem sido realizado na Póvoa de Varzim pelo Município, nomeadamente através do Gabinete de Apoio ao IEmigrante e do papel das escolas na inclusão, com “projetos vocacionados especialmente para receber alunos migrantes”.

A finalizar a sua intervenção, Andrea Silva sublinhou que na Póvoa de Varzim “há uma preocupação em receber bem quem cá chega para que as pessoas possam dizer que é bom viver aqui!”

Através de uma série de ilustrações, Daiana Gisel Candelieri pretende mostrar o desenraizamento, talvez com alguma tristeza, mas com a esperança de um amanhã melhor, de uma vida marcada pela decisão de migrar, “uma das coisas mais difíceis que um ser humano pode fazer”, pois deixa para trás “tudo o que conhecíamos, os nossos costumes, as nossas famílias e, muitas vezes, até a nossa própria identidade”.

Na sua obra “Migrantes”, a autora reflete sobre a realidade poveira: “debaixo de toda aquela água e do vento que sopra, há uma vida, Póvoa de Varzim, a cidade dos ventos convida-o a esquecer penteados sofisticados e roupas secas. Convida a encontros debaixo de um pequeno teto colorido. Convida-nos a cuidar dos outros, convida-nos a percorrer as suas ruas sem nos preocuparmos com mais nada. Sabemos que, aconteça o que acontecer, os guarda-chuvas desta pequena, mas grande cidade, darão cor a um dia cinzento.”

A exposição estará patente na Biblioteca Municipal até ao dia 28 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e aos sábados, entre as 14h00 e as 18h00.