A actividade, incluída na programação de Natal “Feliz Natal Póvoa de Varzim”, resulta da compilação de trabalhos de crianças do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, coordenada por Laura Barros e insere-se no projecto “Linguagem e Literacia”.

Tendo em conta que na idade pré-escolar as crianças estão muito motivadas para comunicar, surgiu “Brincar com as Palavras” que, como pode ler-se na Nota de Apresentação, tem como objectivo “divulgar apenas algumas formas, porque muitas mais há, de abordar as questões da linguagem e da comunicação oral e escrita no Jardim-de-Infância”.  A participação das famílias dos alunos e a descoberta do património verbal local foram dois dos aspectos levados em conta para a recolha dos materiais agora publicados.

Na obra participaram os Jardins-de-Infância de Navais, com a recolha de provérbios populares com a participação das famílias; de Barros nº 1 e Barros nº 2, da Estela, com a recolha de poesias tradicionais, ditas e cantadas nas festas populares, e poesias inventadas pelos próprios pais, sobre a freguesia; do Teso, também da Estela, com a compilação de lengalengas e poesias; da Aldeia, de Aguçadoura, com a recolha de lendas de freguesias pertencentes ao Agrupamento e selecção de uma história trabalhada com as crianças, no âmbito do projecto de dinamização da biblioteca, desenvolvido em colaboração com o 1º ciclo; e, por último, participou também o Jardim-de-Infância de Agro Velho, de Aver-o-Mar, com a recolha de poesias, lengalengas, adivinhas e ainda uma entrevista à D. Ermelinda, natural da freguesia.

Também amanhã tem lugar a Vigília da Imaculada Conceição, às 21h30, na Igreja Matriz, incluídas nas Festas de Nossa Senhora da Conceição, que decorrem durante o fim-de-semana.

Visite a programação completa “Feliz Natal Póvoa de Varzim” no portal municipal.