Quando faltam dez dias para o Natal, o programa para o fim-de-semana surge mais variado do que nunca, quem sabe para apaziguar a ansiedade que, por esta altura, já deve ter tomado conta de todos aqueles que gostam desta quadra.

Assim, amanhã, 15 de Dezembro, e para o público juvenil, tem início o programa “Casa da Juventude em Movimento”, um conjunto de actividades para as férias de Natal, que decorre até 29 de Dezembro, e termina “Lápis na Mão”, também promovida pela Casa da Juventude, que tem desafiado a aptidão criativa dos jovens para o desenho e pintura.
A música marca também presença no sábado, com dois concertos distintos. O primeiro é o Concerto de Natal pelo Coral Ensaio, Quarteto de Cordas Verazin e Officina de Música, da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim. É às 21h30, na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim. O segundo é o concerto pel’Os Pequenos Cantores de Amorim, em conjunto com a Orquestra do Norte e do Ensemble Vocal Pró Música, na Sé Catedral do Porto, também às 21h30.

O Centro de Desporto e Cultura JUVENORTE inicia as comemorações do seu 21º aniversário com um espectáculo de variedades, no Auditório Municipal, às 22h00. O espectáculo vai contar com a actuação do Rancho Estrela do Norte, seguida de uma representação narrada de Tradições Poveiras. A actuação do Grupo de Cantares das Janeiras da JUVENORTE e a declamação de poesia por Aurelino Costa finalizam o evento. Os interessados podem ainda visitar a Exposição de Trajes organizada pela associação na Casa da Juventude, entre as 21h00 e as 22h00.
As comemorações do 21º Aniversário da JUVENORTE continuam no domingo, dia 16, com uma celebração eucarística, às 10h00, na Capela de Nª Sr.ª do Desterro e com o Hastear Solene da Bandeira, às 11h00, seguido de Porto de Honra, aberto a toda a população, na sede da associação.

A JUVENORTE participa ainda na Cerimónia do Encontro pela Paz, que decorre domingo. Com início marcado para as 15h00, no Pavilhão Municipal, a cerimónia começará com uma largada de pombos, seguida de um espectáculo musical. Os presentes poderão assistir ainda à chegada da “Chama da Paz” que, a partir de sábado, irá percorrer todas as freguesias poveiras até ser, finalmente, depositada no Pavilhão. A esta cerimónia segue-se a Marcha pela Paz e a deposição de flores brancas na Taça da Paz, outras duas actividades já tradicionais neste Encontro. Também a partir de domingo, e inserido no programa do Encontro pela Paz, a população é convidada a colocar um pano branco nas suas varandas e janelas até 12 de Janeiro.

A gastronomia própria do Natal não podia deixar de ser mote para uma outra actividade, bem saborosa. Isto porque no Posto de Turismo decorre, a partir das 16h00, o concurso “Delícia de Rabanada”, com a prova das iguarias aberta à participação de toda a população.

A prova de corta-mato, em Rates, da 2ª jornada do XXVIII Plano de Promoção de Atletismo e a Regata de Natal, classe de Cruzeiros, na Marina da Póvoa, durante a manhã, são a oferta de eventos para os mais desportistas. E para aqueles que gostam de um bom espectáculo de folclore nada como ir até Navais onde, inserida nas Festas de Santa Luzia, o Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais” organiza um festival onde participarão, para além do grupo organizador, os “Sargaceiros da Vila de Apúlia”, e a “Ronda Típica de Correlhã”, de Ponte de Lima.

Na segunda-feira, dia 17, às 16h00, Macedo Vieira protagoniza um verdadeiro “Gesto de Natal”, com a oferta de presentes a crianças de duas instituições de solidariedade do concelho. Também para o público infanto-juvenil, começa a colónia de férias “Natal 2007 / Brincar a Aprender”, para jovens entre os 6 e os 13 anos. A colónia termina a 26 de Dezembro.

Uma Exposição Colectiva de Artesanato, no Posto de Turismo, até 3 de Dezembro, com artesão locais e uma exposição conjunta de Paula Moreira e Regina Lavrador, até 31 de Dezembro, n’A Filantrópica encerram a programação para segunda-feira.

Na terça, 18 de Dezembro, a Câmara Municipal recebe a alegre visita das crianças da Casa do Regaço, para cantar as Boas Festas, às 10h00. A Casa do Regaço é um centro da Cruz Vermelha em Terroso, que acolhe crianças entre os três e os 14 anos, vítimas de maus-tratos ou originárias de famílias desestruturadas. Esta instituição foi já visitada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em Julho de 2006, no âmbito da segunda jornada do Roteiro para a Inclusão.
São muitas mais as actividades a realizar, até 6 de Janeiro. Descubra-as no portal municipal.