Passar para o conteúdo principal

Póvoa de Varzim, 29.11.2013 - O programa “Feliz Natal Póvoa de Varzim” é a prenda que a autarquia tem para lhe oferecer nesta quadra festiva.

O Natal e o Ano Novo renovam o sentimento de esperança no futuro. É o tempo da solidariedade, mas também da alegria. E a alegria surge quando os momentos de qualidade são partilhados com aqueles que mais gostamos. Com as iniciativas incluídas neste programa, a autarquia deseja a todos um “Feliz Natal Póvoa de Varzim”.

Feira de Natal de Gastronomia e Artesanato

Até 8 de dezembro poderá visitar, na Praça do Almada, a Feira de Natal de Artesanato e Gastronomia, organizada pela ANDARTE – Associação Nacional para o Desenvolvimento do Artesanato e pelo Pelouro do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Entre as 10h00 e as 20h00 poderá visitar esta Feira de Natal na Praça do Almada e comprar aos artesãos as prendas a oferecer nos dias 24 ou 25 de dezembro aos seus familiares e amigos.

Natal na Biblioteca

A Biblioteca Municipal preparou um programa que se estende até 4 de janeiro.

“E porque é Natal… uma história por dia”: assim se chama a iniciativa de irá decorrer todos os dias, às 15h00, na Biblioteca. A Biblioteca Municipal preparou um programa de Natal, especialmente dedicado às leituras e aos livros.

No dia 4 de dezembro, às 14h30, haverá Leitura Sénior na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim. Dia 5, também às 14h30, um encontro com a escritora Manuela Ribeiro, na Biblioteca. Dia 6, “As Escolas cantam o Natal”, no Diana Bar, às 21h30, uma atuação dos grupos corais das escolas. No dia 7, lançamento do livro Os Tesouropatas – O Mistério do Sótão, de Gisela Silva e João Manuel Ribeiro. No dia 11, às 14h30, na Biblioteca, mais um “Artes & Ofícios”. Nos dias 12 e 26 de dezembro, às 14h30, haverá “Leituras no Hospital”. Nos dias 16 e 27, às 10h30, a Biblioteca acolhe as oficinas criativas “Origami de Natal”.

Delícia de Rabanada

O concurso está de volta para adoçar o Natal dos poveiros. Na tarde do dia 15 de dezembro, no Posto de Turismo, volta-se a eleger o doce tradicional da Póvoa de Varzim mais saboroso. Se pensa que a sua Rabanada à Poveira é a melhor da cidade, inscreva-se até dia 8 de dezembro no Posto de Turismo, através do número de telefone 252 298 120 ou através do endereço eletrónico pturismo@cm-pvarzim.pt Serão admitidas a concurso apenas as verdadeiras Rabanadas à Poveira, que deverão ter como ingredientes base os apontados na receita original, a forma arredondada e o aspeto interior tipo “sonho”, à imagem do que foi idealizado pelo seu criador, Leonardo da Mata.

Concertos de Natal

Sem música, a quadra natalícia não teria a mesma magia. Em vários locais da cidade, são realizados concertos como forma de fazer chegar a música clássica a um público mais alargado, que assim tem a oportunidade de ouvir os cânticos mais tradicionais de Natal e outros mais eruditos, por agrupamentos musicais de qualidade.

No dia 6 de dezembro, às 21h30, “As Escolas cantam o Natal”, no Diana Bar, uma iniciativa que conta com a participação dos coros do concelho.

No dia 13 de dezembro, às 21h00, a Escola de Música da Póvoa de Varzim realizará um Concerto de Natal na Igreja de S. José de Ribamar. Esta atividade, integrada nas comemorações dos 25 anos da Escola, contará com a participação das suas orquestras de cordas, sopros e com as diversas classes de conjunto vocais.

Nos dias 21 e 22 de dezembro, na Igreja Matriz e na Igreja da Lapa, respetivamente, às 21h30, atuarão o Quarteto Verazin e o Coral “Ensaio”.

No dia 28 de dezembro, às 10h00, a Orquestra de Sopros fará uma apresentação no Mercado de Natal.

Mercado de Natal

Também o Mercado Municipal preparou iniciativas natalícias. O Mercado de Natal tem, esta edição, um cariz solidário ao qual o convidamos a juntar-se. Entre 7 de dezembro e 4 de janeiro do próximo ano, parte do lucro dos vendedores do Mercado Municipal irão reverter a favor dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim. Por isso, ao fazer as duas compras de Natal neste espaço estará a colaborar com uma das mais importantes instituições do concelho.

Do Mercado de Natal fazem parte diversas atividades. São elas: no dia 7 de dezembro, às 10h30, a iniciativa “Cozinha ao Vivo – Almoço Solidário”; no dia 14 de dezembro, a partir das 10h00, mais uma iniciativa “Cozinha ao Vivo – Doçaria de Natal”;

“Apregoando o Natal” é o título da peça de teatro que as crianças com 4 anos de idade do Grande Colégio irão interpretar no dia 18 de dezembro, às 10h30; dia 21 de dezembro, a partir das 10h00, a pastelaria Regata irá oferecer 100 provas de Bolo-Rei aos clientes do Mercado Municipal; no dia 28, às 10h30, a Orquestra de Sopros da Escola de Música da Póvoa de Varzim atuará no Mercado Municipal; em 2014, no dia 4 de janeiro, a programação de Natal despede-se com o Cantar das Janeiras, pelas Tricanas Poveiras, e a oferta de 100 provas de Bolo-Rei, uma vez mais com a colaboração da pastelaria Regata.

Também nos dias 7, 14, 18 e 21 de dezembro, o Pai Natal estará no Mercado Municipal, entre as 9h00 e as 13h00.

Colónias de Férias de Natal

As inscrições para as Colónias de Férias de Natal vão estar abertas de 3 a 9 de dezembro. A iniciativa irá decorrer entre 17 e 20 de dezembro e destina-se a crianças e jovens do concelho com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos.

Com as férias de Natal à porta, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através do Pelouro da Coesão Social, organiza a sua proposta de entretenimento para os mais novos – Colónia de Férias Natal 2013 – “Descobrir a Brincar” – com diferentes atividades lúdico-pedagógicas a decorrer dentro e fora do concelho, favorecendo a visita a locais e monumentos de interesse público, a outras cidades e regiões do país, permitindo a descoberta de novas culturas, valores e tradições.

Natal na Casa da Juventude

Os tempos livres dos jovens poveiros durante as férias escolares vão poder ser passados de forma diferente, na Casa da Juventude. Além das atividades que têm vindo a fazer parte das férias escolares, a Casa de Juventude associa-se desta vez a uma nova iniciativa pedagógica intitulada “Navega (s) em Segurança?”, com a qual se pretende contribuir para o desenvolvimento da utilização responsável e segura da internet, através de iniciativas de sensibilização de curta duração destinadas a crianças, jovens, pais/educadores e cidadãos em geral.

Mas as férias de Natal prometem muito mais na Casa de Juventude, para jovens dos 9 aos 17 anos, com animação, convívio e adrenalina. De 18 a 28 de dezembro, há jogo Maxi Puzzle; a 18 e a 21 de dezembro, as oficinas Reciclarte I e II; 20 de dezembro será dia de Cinema em Casa; e de 23 a 28 de dezembro decorrem os diversos jogos e torneiros: PS3 Dance Party, Torneio PES, Torneio Counter Strike e Jogos PS3.

As inscrições são limitadas e podem ser efetuadas até ao dia 14 de dezembro.

Oficina e Bazar de Natal

O Arquivo Municipal também tem sugestões para si. A Oficina de Natal terá duas sessões a 20 de dezembro (uma às 10h30 e outra às 14h30). Sobre o tema “Um presente para oferecer a quem mais gostas”, a ação dirige-se ao público juvenil (8-14 anos), sendo que o custo da inscrição de 10 Euros inclui todo o material necessário para execução da Oficina bem como um pequeno lanche. Nos dias 6 (a partir das 21h30) e 7 e 8 de Dezembro (das 14h30 às 20h00) o Arquivo leva  a efeito o Bazar de Natal, uma atividade com alguma visibilidade junto do público em geral, que tem como objetivo a divulgação da Casa de Memória poveira na tentativa de atrair novos públicos.

Este ano, o Bazar acontecerá nos dias.

No Portal Municipal conheça os detalhes destas e de muitas outras iniciativas preparadas especialmente para si.

Feliz Natal Póvoa de Varzim!

Tópicos
Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.