A Póvoa de Varzim, como cidade marítima que é, foi o local escolhido para o primeiro dia destas férias que pretendem atrair os mais novos para as actividades ao ar livre ao mesmo tempo que desenvolvem relações com crianças de outros municípios. Assim, foram as actividades naúticas que fizeram as maravilhas das crianças (vinte de cada concelho), que, além dos jogos tradicionais que desempenharam no Auditório da Lota, tiveram a oportunidade de dar passeios de barco e visitar a lota poveira.

Como espaço de troca de conhecimentos, as Férias Naúticas trouxeram a oportunidade de divulgar junto dos mais novos a Lancha Poveira do Alto, embarcação típica do concelho e símbolo da estreita relação entre as gentes da Póvoa e o mar que lhes dá o sustento.  Durante o pequeno passeio a bordo da embarcação, as crianças (em grupos de 20) assistiram à montagem do mastro e da vela e aprenderam algumas técnicas de navegação antigas, que vão desaparecendo a pouco e pouco.

lancha

Crianças na Lancha Poveira

Foi também proporcionado um passeio de barco à vela e uma visita ao Porto de Pesca, onde as crianças assistiram, na Lota, à venda do peixe e visitaram embarcações de pesca, o que proporcionou um contacto mais directo com a faina e a vida dos pescadores.  Jogos tradicionais faziam também parte do programa e também eles foram desempenhados a dois passos do mar, no Auditório da Lota. Pelo meio ficou o almoço.

Afonso Oliveira, vereador do Turismo, não deixa de assinalar a vertente marítima do dia passado na Póvoa de Varzim. “O que está em causa é proporcionar aos miúdos o contacto com as práticas marítimas, com alguma diversão”, afirma, e como tal, a Póvoa não podia ficar de fora, apesar de só quatro dos 14 municípios que compõem a Junta Metropolitana do Porto terem participado. Esta foi uma iniciativa à qual o município “aderiu com grande entusiasmo”, nas palavras do vereador, o qual não hesita em dizer que, se para o ano a iniciativa se repetir, a Póvoa estará novamente no mapa destas férias que, certamente, fazem a delícia dos mais novos.

De facto, era visível a satisfação dos pequenos navegadores durante os passeios de barco ou a curiosidade despertada pela ambiência marítima, para muitas crianças algo desconhecido. O clima também ajudou a tirar o melhor partido de um dia passado à beira mar.

Hoje, os 60 participantes passam o dia na Maia, explorando a vertente ambiental das férias. Amanhã, 7 de Setembro, é a vez de Santo Tirso, onde está programado um dia com desportos radicais. Por último, na sexta-feira, as crianças deslocam-se a S. João da Madeira, para desempenhar uma série de desportos e uma visita ao Museu de Chapelaria.