O Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino, convidou toda a comunidade a usufruir da grande novidade desta edição: dois concertos no Parque da Cidade, no dia 27 de julho. “Esta será uma forma digna e absolutamente diferente de assinalar o 50.º aniversário da elevação da Póvoa de Varzim a Cidade”. Os espetáculos serão, às 18h00, com António Saiote e António Victorino d’Almeida, e às 21h30, com a Banda Sinfónica Portuguesa, sob a direção de Francisco Ferreira, e Raúl da Costa e Kátia Guerreiro.

O Diretor Artístico do Festival acrescentou que será a primeira vez que António Saiote (clarinete) e António Victorino d’Almeida (piano) atuam juntos e, curiosamente, a interpretar fado. Já quanto à sua participação, Raúl da Costa recordou que já se passaram 6 anos desde a sua atuação neste Festival.

Além de assinalar os 50 anos de elevação a Cidade, o FIMPV também evocará os 50 anos do 25 de Abril em diferentes momentos. Desde logo, na Conferência de Abertura, a 11 de julho, às 21h00, em que Rui Vieira Nery se debruçará sobre um século de canções de liberdade ainda antes do 25 de Abril.

Apesar de o evento continuar a ser um Festival de Música Clássica, sempre com grandes estreias em Portugal, também engloba outros géneros musicais, como é o caso do jazz e fado. O objetivo é que o FIMPV se torne, cada vez mais, abrangente e próximo do público. Os bilhetes estarão à venda, a partir das 10h30 do dia 18 de junho, na BOL.

FOTOGALERIA