Um cenário com mais de 900 anos de história para acolher, às 21h45, obras de Johann Sebastian Bach, interpretadas por Alexander Kniazev, um dos mais conceituados violoncelistas da actualidade, que seleccionou para a sua apresentação no festival da Póvoa:

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

 Suite nº 2 em Ré menor BWV 1008

  1. Prélude

  2. Allemande

  3. Courante

  4. Sarabande

  5. Menuets I e II

  6. Gigue

Suite nº 4 em Mi bemol maior BWV 1010

  1. Prélude

  2. Allemande

  3. Courante

  4. Sarabande

  5. Bourrées I e II

  6. Gigue

 Intervalo (15 minutos)

 Suite nº 5 em Dó menor BWV 1011

  1. Prélude

  2. Allemande

  3. Courante

  4. Sarabande

  5. Gavottes I e II

  6. Gigue

 Suite nº 6 em Ré maior BWV 1012

  1. Prélude

  2. Allemande

  3. Courante

  4. Sarabande

  5. Gavottes I e II

  6. Gigue

Nascido em Moscovo, em 1961, Alexander Kniazev começou a estudar violoncelo aos seis anos de idade, com Alexander Fedorchenko, formou-se no Conservatório de Moscovo em 1986 e graduou-se em órgão, em 1991, no Conservatório de Nizhny-Novgorod, onde estudou com o professor G. Kozlova, conhecido organista russo.

Tocou sob a direcção de Evgueni Svetlanov, Yuri Temirkanov, Mstislav Rostropovitch, Yuri Bashmet, Vladimir Fedosseev, Maxime Shostakovitch, Neeme Järvi e com formações como a Royal Philharmonic Orchestra, Bayerische Rundfunk Orchestra, Göteborg Symphony Orchestra, Russian State Symphony Orchestra, Saint-Petersburg Philharmonic Orchestra, Het Residentie Orchestra, Orchestre National de France, Prague Philharmonic Orchestra, entre outras.

Em 1999, Kniazev foi galardoado com o título de Músico do Ano, na Rússia, e os seus últimos recitais e concertos em França, no Festival de Saint Denis, Nuits de Suquet, La Roque d’Anthéron e Sisteron, Menton, em Inglaterra, no Harrogate Festival, em Portugal, noFestival de Espinho, Folle Journée de Nantes, Bilbao e Tóquio foram aclamados pela crítica e pelo público. A gravação da integral das Suites de Bach para a Warner Classic, seguida por três concertos em Paris foram premiados pelos mais prestigiados críticos e teatros: o recital com Nikolaï Lugansky no Théâtre du Châtelet, o Concerto nº 1 de Shostakovitch com o Ensemble Orchestral de Paris dirigido por John Nelson no Théâtre des Champs-Élysées e música de câmara com Dmitri Makhtin e Boris Berezovsky no Auditorium do Louvre.

Um dos mais espectaculares eventos em que o violoncelista russo participou foi o recital com Evgueny Kissin, no Festival da Radio France-Montpellier, bem como a interpretação do Concerto para violoncelo de Saint-Saëns com o Maestro Temirkanov em Veneza. A par das presentações públicas, Alexander Kniazev tem uma extensa obra gravada.