Caiu o pano sobre a 45.ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, que, no mês de julho, encheu o Cine-Teatro Garrett, a Igreja Românica de S. Pedro de Rates e a Igreja Matriz com o melhor da música clássica nacional e internacional.
Na passada terça-feira, Ricardo Toscano Quartet brilhou no Cine-Teatro Garrett com a interpretação do disco “Chasing Contradictions”, uma obra que mergulha no mundo do jazz, que foi gravada ao vivo e sem público no Teatro São Luiz, em Lisboa, em março de 2022.
No dia seguinte, Antje Weithaas encantou os presentes na Igreja Românica de S. Pedro de Rates com a melhor música dos clássicos de Johann Sebastian Bach e Eugène Ysaÿe. A violinista clássica alemã repetiu a participação no evento, na quinta-feira, no Cine-Teatro Garrett, desta feita com a companhia de Thomas Hoppe, em piano. Juntos, presentearam o público com o melhor de Johannes Brahms, Ludwig van Beethoven, Franz Schubert e Claude Debussy.
A finalizar o FIMPV, a Orquestra Gulbenkian, a pianista Viktoria Postnikova e o maestro Valentin Uryupin, em estreia em terras portuguesas, apresentaram Modest Mussorgsky, Sergei Rachmaninoff e Ígor Stravinski perante um Cine-Teatro completamente lotado e com presenças ilustres, como é o caso do Presidente da Assembleia da República que fez questão de vir à Póvoa de Varzim prestigiar este evento.