Todos os pormenores sobre a programação e convidados podem ser encontrados no sítio oficial do evento mas, por enquanto, conheça as datas, horários e sinopses dos espetáculos que vão acontecer entre os dias 22 e 24 de novembro, no Cine-Teatro Garrett.

Diabolo” é uma interpretação de Guillaume Karpowicz. Vai subir ao palco no dia 22, às 21h30. Karpowicz tem levado o diabolo a novos horizontes, afastando-se da tradição do diabolo circular. Numa busca por necessidade, a linguagem que desenvolve baseia-se na remoção em lugar da adição. Escolhe saltos e linhas como o núcleo do seu repertório que é animado por uma forte influência rítmica. Recentemente, desenvolve um interesse especial por novos objetos relacionados com o diabolo.

Contos e Lenga-Lendas” é a proposta de Gil Dionísio. Melodias, cantigas e lenga-lendas criadas a partir dos muitos mundos de Dionísio. Cada peça um conto, cada conto uma história. E para cada história surgem canções, sinfonias e sons para um violino que bebe de uma música clássica que não quer ser antiga, da música tradicional um pouco de todo o mundo e de um jazz quase esquecido: inspirado na ideia do solo, do solista e das histórias que se contam quando não há rede.

Contos em malabarismo e histórias que aparecem, sempre, quando menos se espera. Tramas e narrativas para escutar. Quanto às cores, depende da história e da disposição do violino, que se chama Baby. O espetáculo irá decorrer dia 22, às 22h10.

O último espetáculo desse dia tem como título “Ontem está a chegar” e será trazido por Atònitacie às 23h35. Uma mulher está no chão, imóvel. Uma mão explora esse corpo muito delicadamente até perceber que ele não reage. Pânico. Tentativas de reanimação. A mão esforça-se para levantar o corpo e colocá-lo em pé. Finalmente ela abriu os olhos: Atónita. No começo, ela vive num vazio apocalíptico. Mas pouco a pouco ela criará um mundo onde acredita em si mesma e nos fará crer que não está sozinha.
Afundada na solidão, a sua vida espera uma coisa: o som do telefone.
Um sopro de memórias será apresentado, investindo todo o seu mundo…

Saunterer” é o espetáculo de dia 23 de novembro e que vai ter início às 16h00. “Saunterer” é uma performance de passeio, baseada na caminhada como um ato de resistência de acordo com a filosofia de Santiago López Petit e “Pressentiments” de Espai en Blanc. A performance questiona a possibilidade de abandonar um mundo em que não há exterior, em que a realidade é completamente confundida com capitalismo.

Marc Rodrigo é o único membro e fundador do Cole ctivo Ameno que combina humor, filosofia e performance.

Nesse dia, às 21h30, Janet Novás será a protagonista de “Si pudiera hablar de esto no haría esto”. “Não levanto nenhuma pergunta, discurso ou reflexão coletiva. Não sei que argumento seria o mais favorável a este trabalho ou simplesmente de que é que trata, essa incapacidade de o descrever impulsiona-me e motiva-me. Só quero ativar o meu corpo, o tempo e o espaço que me rodeia, partilhar sensações, iniciar um caminho através das minhas experiências e necessidades de expressão, onde a ação, a entrega, o compromisso e a responsabilidade serão essenciais para realizar este trabalho.

Janet Novás, em 2008, começa a criar e a desenvolver os seus próprios projetos. O seu trabalho constrói-se a partir da observação, experiência e diálogo com o seu corpo como principal ferramenta, apostando numa linguagem própria, moldando o conteúdo emocional e a simplicidade estética que caracterizam os seus projetos.

O último espetáculo de dia 23 vai acontecer às 22h40 e intitula-se “Dullmea”. Camadas e espirais que se acrescentam, se modificam e chegam a um sítio que quer chegar a outro sítio. Às vezes há luz, às vezes não. Uma “canção sem palavras” feita de fragmentos de uma língua perdida, feita de uma multidão. Hemisphaeria é o resultado de dois anos de laboratório, um mundo que se criou a si próprio e se transformou em narrativa. Este trabalho está organizado em dois hemisférios: um políptico de seis andamentos e um tríptico.

Já no dia 24, às 16h00, André Júlio Turquesa procura unir as descobertas e memórias do seu alter ego viajante de Turquoise com o André ator, músico e compositor, que agora repousa as raízes e desarruma as ideias num novo lugar. Movido pela rotina, reencontros, procura interior e experimentação, surge Orgônio, um álbum de portas abertas ao compositor multi-instrumentista, que agora cria sem olhar a meios mas abusando deles numa busca selvagem pelo que há de mais intenso nas memórias, influências, referências e suas constantes conjugações.

Às 21h30, Manuel Tur e Deeogo Oliveira vão interpretar “Solo” e, às 22h10, o grupo Assédio levará a cena “Sarna”, a história de muitas e imaginárias vinganças de esquina escura e falhados sonhadores.

O festival pretende ser uma plataforma de criação, produção, acolhimento e divulgação de espetáculos a solo, concebidos no âmbito das mais diversas abordagens artísticas (dança, teatro de palavra e de gesto, performance, novo circo, música, etc.), firmando o mote que lhe deu origem: o contacto íntimo entre o público e um só intérprete.

O evento nasceu do fortuito encontro entre as associações vizinhas Marácula (Póvoa de Varzim) e Ventos e Tempestades (Vila do Conde), prontamente apadrinhado pelo Cine-Teatro Garrett.