Aproveitando as comemorações do dia de São Valentim e o mês dos afetos, a Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) do ACES Póvoa de Varzim, Vila do Conde, irá desenvolver ações de sensibilização junto dos profissionais de saúde, seus utentes e comunidade, durante o Mês de fevereiro relativas à violência nas relações interpessoais.
É cada vez mais importante que se estabeleça uma intervenção nesta área, conjunta e concertada num tema que atinge todas as classes sociais e estratos etários, carecendo de intervenção célere junto da comunidade e de todos.
A violência nunca é uma forma de expressar amor ou paixão por outra pessoa. Os ciúmes não servem de justificação para qualquer comportamento violento. A violência é um crime público e, como tal, qualquer pessoa pode e deve denunciar.
Não podemos ser tolerantes com a violência, é da responsabilidade de todos, da Sociedade em geral a prevenção da violência e a denúncia da mesma.
A Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde aproveita este mês para atuar na sensibilização para esta problemática e irá desenvolver as seguintes ações:
• Exposição da lona alusiva à prevenção da violência, na sede do ACES Grande Porto IV – Póvoa de Varzim/Vila do Conde;
• Impressão e divulgação dos lenços dos namorados que se destina aos profissionais, aos utentes e a comunidade, durante o mês de fevereiro;
• Impressão de Panfleto sobre prevenção da violência no namoro para distribuição e divulgação;
• Vídeo sobre o amor na terceira idade para visualização e ampla divulgação.
A Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde convida todos a partilhar e a divulgar a mensagem de que “Relacionamento violento Não é Amor!”