O Largo do Passeio Alegre recebe, nos próximos três dias, uma Oficina de Leitura e Desenho, sexta, às 16h00; a apresentação do livro Pano para Mangas, de João Gobern, sexta, às 18h00; um espetáculo de dança pelo Grupo Recreativo estrela do Bonfim, sexta, às 21h30; o Festival das Tradições pela Associação Cultural e Recreativa da Matriz, sábado, às 22h00; e a iniciativa Investemais na Feira, domingo, às 17h00.

A Oficina de Leitura e Desenho tem como tema central o livro O dia em que o mar desapareceu, de José Fanha e com ilustrações de Maria João Gromicho.  

A escolha da história tem em vista a época de verão. Assim, queremos que o grupo de crianças possa ouvir, para depois falar sobre o tema, quer da história quer de brincadeiras em férias. De seguida, convidamos cada criança a fazer o registo da atividade através de um desenho.

O livro Pano para Mangas, de João Gobern, é assim descrito pelo escritor: “foram quase sete anos de uma vida quotidiana, 1531 crónicas exclusivamente ditadas pela consciência e pela sensibilidade, nunca por uma qualquer agenda encomendada. Foi um período em que, se não nos limitarmos a contas de merceeiro, feitas ainda por cima em línguas estrangeiras, andámos de mal a pior. Por falta de homens bons, acompanhando uma escassez em que a Europa fica na cauda do mundo.

As cem crónicas que aí ficam têm um princípio e um fim, mais do que uma lógica e um percurso lineares. São apenas os meus sinais exteriores, diletantes ou supérfluos, irónicos ou inflamados. São um espelho razoável de alguém que se aflige mas continua obstinadamente a rir e a sonhar com algo de melhor, sobretudo para os mais velhos e para os mais novos, já que a geração em que nasceu, mesmo sem alinhar, tem cada vez menos desculpa”.

Quanto ao espetáculo de dança, no Palco do Passeio Alegre, trará alegria ao Verão com Street Dance e Zumba.

Visite a Feira do Livro até dia 17 de agosto.