O Júri, constituído por Almeida Faria, Ana Gabriela Macedo, Carlos Quiroga, Inês Pedrosa e Isaque Ferreira, de entre os mais de 70 livros a concurso, selecionou 8 finalistas:

A sombra do mar, Armando Silva Carvalho, Assírio & Alvim

Animais Feridos, António Carlos Cortez, Dom Quixote

Auto-retratos, Paulo José Miranda, Abysmo

Bisonte, Daniel Jonas, Assírio & Alvim

O fruto da gramática, Nuno Júdice, Dom Quixote

Outro Ulisses regressa a casa, Luís Filipe Castro Mendes, Assírio & Alvim

Persianas, Miguel-Manso, Tinta da China

Vem à Quinta-Feira, Filipa Leal, Assírio & Alvim 

A reunião final do Júri está marcada para dia 21 de fevereiro, terça-feira, véspera do anúncio do vencedor do Prémio que terá lugar na Cerimónia de Abertura da 18ª edição do Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, dia 22 de fevereiro.

Mas, o certame inclui, ainda, outros prémios literários. Até 15 de janeiro, professores e alunos do 4.º ano de escolaridade do Ensino Básico ainda poderão concorrer ao Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas Porto Editora.

Este concurso irá distinguir um conto inédito, em língua portuguesa, escrito e ilustrado por alunos do 4.º ano, num trabalho coletivo supervisionado pelo respetivo professor. Conheça os requisitos para a candidatura e a forma de enviar o conto no Regulamento disponível.

Para além deste, o Encontro irá atribuir o Prémio Literário Correntes d’Escritas Papelaria Locus ao melhor poema escrito por jovens e o Prémio Fundação Dr. Luís Rainha ao melhor romance, contos ou poesia sobre a Póvoa de Varzim. Ambos no valor de 1000 euros.

Acompanhe todas as novidades do 18º Correntes d’Escritas, aqui.