Com a sessão de abertura a cargo da Vereadora do Pelouro do Ambiente, Sílvia Costa, que deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância do tema, este seminário abordou assuntos como “Agir sobre o território”, “Agrofloresta e regeneração florestal” e “O fogo na gestão das paisagens. Além disso, o evento contou com grupos de reflexão sobre “Como podemos avançar para uma agroflorestal diversa e regenerativa?” e um Passeio Interpretativo – Flora espontânea, a sua importância na Ecologia, Nutrição e Saúde”.

As políticas europeias e nacionais têm vindo a reforçar a importância da gestão sustentável das florestas para combater as alterações climáticas e promover a sustentabilidade dos ecossistemas. De dia para dia, a desflorestação agrava problemas como o aumento da temperatura e a redução da disponibilidade hídrica.

Esta iniciativa é realizada no quadro do projeto “Rede de Bosques pelo Clima”, financiado pelo Fundo Ambiental (Aviso “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023”) e pela Estratégia Nacional de Educação Ambiental, executado em parceria pelo Município da Póvoa de Varzim e o Centro do Clima.