Com o objectivo de proporcionar o máximo de informação tanto a estudantes como a pessoas que procuram saber mais sobre o mercado de trabalho, decorreram, no final de Abril e início de Maio, uma conferência sobre o acesso ao ensino superior em 2006 e um fórum de saídas e opções profissionais.

Organizada em parceria entre a Câmara Municipal e as escolas secundárias Rocha Peixoto e Eça de Queirós, a conferência sobre o acesso ao ensino superior decorreu no dia 27 de Abril e permitiu fornecer
toda a informação disponível, bem como esclarecer dúvidas, aos alunos dos º e 2º anos sobre a entrada na faculdade, depois de concluído o ensino secundário. A iniciativa contou com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O Fórum de Saídas e Opções Profissionais decorreu entre 2 e 4 de Maio com o objectivo de apresentar e divulgar a variedade de opções profissionais disponíveis para os jovens do concelho.
Esta mega-acção dirigida principalmente a estudantes, mas também a encarregados de educação, incluiu visitas às escolas básicas e secundárias do concelho, à Escola Prática de Administração Militar (EPAM), ao Centro FORPESCAS, ao Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual (MAPADI), e à Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) e à Casa Escola Agrícola Campo Verde, num esforço notável das instituições para dar a conhecer e motivar o público-alvo. Esta iniciativa educativa incluiu também, no dia 8 de Maio, um Seminário “Escola e Formação/ Empregabilidade” com o objectivo de promover a reflexão sobre a referida temática, pelos diferentes agentes do processo educativo, assim como divulgar as possíveis saídas profissionais para os alunos que frequentam o 3º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário.
Por outro lado, as escolas do concelho abriram-se à comunidade através de sessões de esclarecimento dedicadas aos pais e encarregados de educação, o Diana Bar foi palco de uma Mostra Informativa e, no Largo do Passeio Alegre, esteve uma exposição de material da EPAM, da Escola Secundária Rocha Peixoto e da Casa Escola Agrícola Campo Verde.