O plano de atividades arranca com o trail kids que consiste num percurso de cerca de 600 metros, para as crianças entre os 5 e os 12 anos de idade que queiram dar os primeiros passos no trail e acompanhar os pais. Haverá um ATL para as crianças durante o tempo, em que, decorrem o trail e a caminhada.

Segue-se o trail running que se desenrola ao longo de 16kms, com início e fim em Laúndos, pelos trilhos da Serra de Rates e Monte de S.Félix . E a caminhada que decorrerá ao longo de 6kms, pelos trilhos do trail dentro da Serra de Rates e Laúndos.

Todo o percurso será guiado e sinalizado com fitas, bem como acompanhado por equipas de resgate e salvamento, enfermeiros, escuteiros e elementos da organização.

As inscrições são obrigatórias e pode inscrever-se aqui. O valor das inscrições reverte para a Casa do Regaço e para o Laúndos Solidário, e têm o custo de €3 o trail kids, e €4 o trail running e a caminhada.

Este ano, há um novo projeto a decorrer em simultâneo com o Free Trail Solidário Casa do Regaço, intitulado Porto Sem Abrigo que consiste na recolha de bens alimentares, roupas e produtos de higiene pessoal para os sem abrigo da cidade do Porto.