O momento serviu ainda para a apresentação da nova direção do grupo e distinção de atletas. Ao longo da noite, houve animação diversificada: declamação de poesia, teatro, música tradicional e um concerto pelos Musivida.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente no jantar e começou por deixar uma palavra a Sérgio Cardoso, Presidente da Direção do G.C.R. Aguçadourense: “uma pessoa que tem o dom da omnipresença. Tem dedicado o seu tempo às associações, à freguesia e à medicina. Fiquei muito contente por saber que tinha voltado ao Grupo”.

Aires Pereira fez ainda questão de prestar um agradecimento especial a Patrícia Rosa, responsável, há 13 anos, pela secção de atletismo do G.C.R. Aguçadourense: “Ao longo deste tempo, fez com que o grupo não desaparecesse”, e muito mais do que isso, e tal como a própria referiu, “no P.P.A. não se põe só as pessoas a correr, tentamos fazer melhores cidadãos”. E é precisamente o que a Patrícia tem feito ao longo dos últimos 13 anos, fazer com os seus atletas sejam melhores cidadãos. O edil reconheceu que é uma responsabilidade muito grande cuidar dos filhos dos outros, revelando que “sempre me habituei a ver a Patrícia com um enorme sentido de responsabilidade e uma enorme preocupação”, acrescentando que “é notável o que tem feito pelas crianças de Aguçadoura e pelo desporto”.

O Presidente da Câmara constatou que “os autarcas têm um sentido de responsabilidade muito grande de apoio às nossas associações. A Póvoa de Varzim tem centenas de associações das mais diversas utilidades e todas elas funcionam e têm atividade e têm gente que faz com que o associativismo aconteça”.

O edil deixou ainda uma palavra a Virgínia Silva, Vice-Presidente do G.C.R. Aguçadourense, “uma pessoa dedicada e que faz as coisas com carinho”, que “pode contar com os serviços do Município para tudo o que possam fazer para unir as pessoas de Aguçadoura, para os projetos culturais importantes para que não percamos aquilo que é a nossa marca. Para que a vila continue aquilo que é na Póvoa de Varzim um orgulho muito grande: gente que trabalha muito e que vive de grande solidariedade”.

Fernando Rosa, Presidente da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, transmitiu que sentia um prazer muito grande ao ver que o G.C.R. Aguçadourense estava a renascer e a revigorar, acrescentando que o grupo lhe diz muito pois foi um dos seus fundadores.

Atualmente, enquanto Presidente da Junta, “continua a dizer-me muito porque é uma associação da terra e as associações fazem muito pela freguesia”, constatando que “temos muitas e boas associações”, que podem sempre contar com o apoio da autarquia.

Sérgio Cardoso, Presidente da Direção do G.C.R. Aguçadourense, reconheceu que pela presença do Presidente da Câmara nos eventos da freguesia, “sentimos que gosta de Aguçadoura”.

Quanto ao jantar, referiu que tinha duas finalidades: comemorar o aniversário do grupo que completou 27 anos, no passado dia 14 de março, e apresentar a lista dos membros da Direção. A este propósito disse tratar-se de um “jantar de compromisso de levar para a frente toda a parte cultural da associação, cumprindo o programa de atividades”. Agradeceu a confiança das pessoas que consigo fazem parte da Direção.

Os novos membros da associação chegam com vários projetos: incentivar o atletismo e o ténis de mesa; criar novas modalidades desportivas – ginástica e pilates, entre outras; criar um grupo de divulgação e formação de desportos ligados ao mar e à praia; criar uma escola de música; formar um grupo de músicas e cantares tradicionais; formar um grupo de teatro; promover conferências, palestras, tertúlias e workshops sobre os mais variados temas.