O concurso, que visa incentivar o gosto pelo cinema e pela realização cinematográfica nos jovens portugueses, distinguirá o 1º prémio com 600 euros, o 2º prémio com 400 euros e o 3º prémio com 200 euros. Para além destas categorias, está prevista a atribuição do prémio do público, conferido pelos espetadores presentes na cerimónia e ainda o prémio ao melhor filme realizado por um aluno da escola organizadora.

A gala irá ocorrer às 21h30 e será antecedida pela projeção dos filmes selecionados, em duas sessões diferentes, às 15h00 e às 17h00. A Escola de Música da Póvoa de Varzim, a exemplo do ano passado, irá atuar no evento, com uma interpretação livre do tema do filme “La Strada”, de Federico Fellini (1954). A Associação Pathos também tem assegurada a participação, revisitando a obra de Fellini, através de uma performance teatral de 8 minutos e meio. O habitual clip “Paixão Pelas Imagens”, os filmes vencedores e algumas surpresas completam o programa de fecho da cerimónia.

Nesta edição comemorativa dos 10 anos do Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio, foram rececionados cinquenta filmes, oriundos de vinte e uma escolas de norte a sul de Portugal.