Sinopse: “A última ópera composta por Bizet celebra e eterniza a relação fatídica entre a sensual cigana Carmen e Don José, um sargento cujos códigos morais serão perturbados por uma incontrolável paixão. Carmen encarna o paradigma da liberdade individual sem concessões e sem limites, o arquétipo da mulher independente e confiante da sua beleza e poder de atração, impulsionada pelo desejo de viver apenas de acordo com a sua vontade e as suas próprias leis. À saída da fábrica de tabaco em Sevilha, local onde trabalha, Carmen, admirada e cobiçada por muitos decide dedicar a sua atenção a Don José que, apesar de acreditar estar enamorado e pensar em casar com Micaela, uma jovem e virtuosa órfã criada pela sua mãe, não fica indiferente às insinuações da cigana. Chamado a prender Carmen, durante uma rixa entre colegas, Don José acaba por ceder aos encantos daquela mulher provocadora e exuberante e permite que esta se liberte em troca de uma promessa de amor. A evasão de Carmen leva a que o sargento acabe por ser preso, mas, assim que libertado, vai ao encontro da sua amada. Sem alternativas, o sargento abandona a carreira militar para seguir Carmen. O amor possessivo de Don José e os conflitos morais que esta paixão desencadeia provocam o gradual desinteresse de Carmen que o incita a partir e a acompanhar Micaela quando esta surge para lhe comunicar que a sua mãe estava a morrer. O afastamento de Don José possibilita a oportunidade de Escamillo, um triunfante toureiro, conquistar o coração de Carmen e é na sua companhia que regressa a Sevilha, local onde reencontra Don José. Sem receio de enfrentar o desespero e as súplicas deste, Carmen desafia o destino e assume o novo amante. Don José apunhala mortalmente a cigana e sobre o seu corpo, o homem destruído confessa o crime e declara o amor sentido pela adorada Carmen. Uma trama de ambientes com o exótico sabor espanhol a colorir a elegância da musicalidade francesa expressa pela prodigiosa orquestração de Bizet. A oportunidade de conhecer ou rever os mais marcantes momentos da ópera que tem conquistado gerações de admiradores torna-se um convite irrecusável.”

Este espetáculo é promovido pela Associação Pró-Música e as entradas tem o preço único de  5€. Os bilhetes estão à venda no Cine-Teatro Garrett e na  BOL.