O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim associou-se a este momento e destacou a qualidade desta coletânea de textos em prosa e em verso, ilustrada com trabalhos dos alunos que frequentaram o curso de artes nos últimos dez anos letivos.

Luís Diamantino sublinhou a história centenária da instituição e o trabalho fundamental ali desenvolvido por professores, diretores e funcionários em prol do bem estar dos alunos e da comunidade da Póvoa de Varzim.

Recorde-se que esta ação se encontra integrada na comemoração dos 100 anos da Escola Secundária de Rocha Peixoto, que vem realizando, mensalmente, iniciativas no dia 10 de cada mês e irá culminar numa sessão comemorativa a 10 de novembro.

Inicialmente designada Escola Industrial Patrão Sérgio, a Escola Secundária de Rocha Peixoto foi fundada em 1924. Hoje em dia, a instituição alberga 182 professores e 1.646 alunos: 409 alunos do 3º ciclo do ensino básico diurno, 848 alunos do ensino secundário dos cursos científico-humanísticos e 389 alunos do ensino secundário dos cursos profissionais.