Esta iniciativa das Redes Sociais do Concelho da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde tem como objetivo promover um espaço alargado de reflexão e debate em torno da temática do envelhecimento ativo, saudável e positivo e destina-se a todos os parceiros das Redes Sociais, técnicos das diferentes áreas com intervenção direta ou indireta no domínio social, dirigentes das instituições, autarcas e sociedade civil.

Andrea Silva sublinhou “o caminho muito bem-sucedido” deste evento, “um exemplo de dinâmica e sucesso” desde a sua criação.

Relativamente ao tema que marca as IX Jornadas Sociais Intermunicipais, a Vereadora considera-o de “extrema pertinência”: “hoje em dia temos a perspetiva de um envelhecimento positivo, com qualidade de vida. As limitações do corpo humano são uma inevitabilidade, mas podemos e devemos trabalhar para que as limitações cheguem cada vez mais tarde.”

A concluir a sua intervenção, Andrea Silva fez questão de deixar uma palavra à Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, por “todo o trabalho em prol da terceira idade desenvolvido no nosso concelho, que merece aplausos”.

Elisa Ferraz partilhou da opinião da Vereadora da autarquia poveira relativamente às Jornadas, que resultam de um “trabalho louvável de partilha e interligação entre Câmaras Municipais e instituições, que, em parceria, produzem trabalho com resultados extremamente positivos e levam a uma reflexão conjunta.”

A edil de Vila de Conde salientou que o tema “não podia ser mais atual”, numa altura em que “a esperança média de vida é cada vez maior, o que deve gerar uma preocupação redobrada para que este envelhecimento seja feito com qualidade”.

Depois da abertura das Jornadas seguiu-se o primeiro painel, com as presenças de Vítor Fragoso, psicólogo clínico e docente em Universidades Seniores; António Pacheco Palha, professor catedrático jubilado na Faculdade de Medicina do Porto; Joaquim Parra Marujo, terapeuta transpessoal e professor doutor em antropologia social e cultural e da moderadora Luísa Martins, responsável da segurança social pelo apoio técnico às IPSS´s dos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Depois de uma pausa para almoço, o Cine-Teatro recebe o segundo debate, com as ilustres presenças de Ricardo Pocinho, assessor da Administração Regional de Saúde do Centro, IP; Cláudia Afonso, professora doutora da Faculdade de Ciências e Nutrição do Porto; Rui Santos Cruz, professor doutor da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e da moderadora Maria José Campos, presidente do conselho clínico e de saúde do ACESPV/VC.

As IX Jornadas Sociais Intermunicipais terminam com a sessão de encerramento, agendada para as 16h30, que irá contar novamente com a participação de Andrea Silva e Elisa Ferraz, acompanhadas por Ana Isabel Silva, líder em yoga do riso pelo Centro de Terapias Naturais Iluminart.