O primeiro grande espetáculo teve lugar ontem à noite, no Cine-Teatro Garrett, com Pervertimento ou Outros Gestos Para Nada, do dramaturgo espanhol José Sanches Sinisterra. Levada à cena pela Classe A dos DEVISA – Núcleo de Teatro e Expressão Dramática da Escola Secundária Rocha Peixoto, esta encenação abordou o “cosmos de pequenos absurdos cénicos”, funcionando como uma homenagem ao teatro e à cultura.

No palco, Eva Cristelo, Gabriela Rodríguez, Helena Simões, Joana Novo, Jorge Furtado, Leonor Freitas, Leonor Torrão, Maria João Azevedo e Rui Sargo, com direção de Inês Pereira e Pedro Galiza, interpretaram os problemas, as incongruências, os conflitos interiores das suas personagens e, acima de tudo, prestaram homenagem aos heróis do teatro, os seus atores, cujo trabalho se vê “permanentemente assolado pelo peso do palco”. Num espetáculo carregado de humor e sentimento, os jovens atores exploraram o lado mais cómico do teatro, bem como a sua parte mais trágica.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, fez questão de marcar presença nesta celebração da cultura e enalteceu a importância deste tipo de iniciativas para o concelho da Póvoa de Varzim e para o crescimento dos jovens alunos.

Com grupos locais e de fora do concelho, o teatro escolar volta aos palcos poveiros hoje, às 21h30, no Auditório Municipal, com a exibição de O Mundo Esqueceu-se de nós, um espetáculo inserido no projeto Palco Letivo e dinamizado pelo grupo de teatro Cabeças no Ar e Pés na Terra em parceria com o município de Valongo.

No Dia Mundial da Criança, quinta-feira, igualmente às 21h30, o Auditório Municipal recebe Há quem tenha medo que o medo acabe, dos alunos do 3º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo, de Vila Nova de Famalicão.

O último espetáculo realiza-se na própria Escola Secundária Rocha Peixoto, na sexta-feira, 2 de junho, às 10h30. Integrado na cerimónia de encerramento da Mostra, O Actor é o nome deste pequeno exercício teatral produzido pela Classe B dos DEVISA – Núcleo de Teatro e Expressão Dramática da instituição.

Paralelamente aos espetáculos, a escola recebe dois workshops: O Corpo É, referente a dança contemporânea (ontem e hoje durante toda a manhã), e Deca!, um laboratório de Diábolo (hoje e amanhã, entre as 9h30 e as 12h30).

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. A entrada para os espetáculos está sujeita a uma contribuição simbólica.