O edil sublinhou a importância desta boa relação entre a autarquia poveira e a instituição e lembrou o “papel muito relevante” que cumpre o clube rotário poveiro no concelho e que já lhe valeu a recognição do Município no Dia da Cidade, em 2014, com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro. Este reconhecimento deve-se, segundo o autarca, “ao contributo dado pelos seus profissionais de excelência, que servem a Póvoa de Varzim de forma voluntária e voluntariosa”.

O Governador para 2019/20 elogiou esta “excelente relação entre o Rotary Club da Póvoa de Varzim e a Câmara Municipal” e aproveitou a oportunidade para destacar a pertinência de dois lemas, que segundo o próprio “assentam bem à Póvoa de Varzim e a esta relação de sucesso”: o lema oficial do Rotary (dar de si antes de pensar em si), e o lema rotário deste ano (o Rotary conecta o Mundo).

José Luís Carvalhido da Ponte considera que “para nos conectarmos com as pessoas temos primeiro de as conhecer, promover uma relação de proximidade e intimidade”, algo que segundo o próprio acontece na Póvoa de Varzim, com “a Câmara Municipal a conectar o concelho”.