O autarca deu as boas vindas ao grupo e afirmou ser “um prazer ter-vos na Póvoa de Varzim, uma cidade essencialmente turística e que gosta de receber de braços abertos quem nos visita”. Luís Diamantino referiu-se ao desenvolvimento económico do nosso concelho e particularidades que o caracterizam, às infraestruturas desportivas de elevada qualidade (Piscinas Municipais, Pavilhão Municipal, Campo de Tiro e Campo de Golf), ao turismo religioso, à cultura e à educação.

O papel do Município poveiro em relação aos emigrantes e imigrantes, à educação e ao desporto foram os temas que mais suscitaram o interesse o grupo.

A visita surge no âmbito do Projeto Erasmus+ promovido pela Associação de Mobilidade Intercultural Euromob e tem como objetivo conhecer o sistema educativo em Portugal, mais especificamente como lidamos com os grupos minoritários e emigrantes/ imigrantes.

Neste sentido, o grupo irá também visitar, amanhã, o Gabinete de Apoio ao I/Emigrante do Município que funciona nas instalações da Casa da Juventude.

Para além disso, e com o objetivo de conhecerem um pouco do nosso concelho, o grupo vai ao Museu Municipal e será acompanhado pelo arqueólogo municipal numa visita à Cividade de Terroso e ao Monte de São Félix.