Abril é o mês escolhido há mais de 40 anos para consciencializar a comunidade internacional para a necessidade de prevenir os maus tratos na infância, por isso mesmo a Vereadora da Coesão Social e Representante do Município na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Póvoa de Varzim, Andrea Silva os acompanhou nesta visita. Inicialmente, explicando-lhes o funcionamento da Câmara Municipal e referiu que aquele grupo de crianças estava a ser recebido na Sala mais importante desta casa.

Entretanto, começou então a conversa sobre os Direitos das Crianças e nesse sentido, aqueles meninos e meninas estavam na Câmara Municipal para iniciar a procura do laço azul, que é o símbolo da proteção das crianças e jovens.

O tal laço azul estava em forma de um direito, ou seja, hoje estes meninos passarão ainda pela PSP, Bombeiros, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e no Museu e, em cada uma destas entidades, encontrarão um laço azul, ou melhor dizendo, um direito para juntar ao que receberam na Câmara Municipal.

 Numa conversa muito animada, Andrea Silva salientou a importância das crianças e jovens na sociedade e ainda o direito de serem ouvidas.

No final cada criança recebeu um livro da Manuela Ribeiro, “O Cego do Maio e o mar”.