Foi mais uma Via Sacra encenada, que partiu às 21h30 da Igreja da Lapa e percorreu algumas artérias envolventes até ao exterior da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, onde teve lugar a última estação deste percurso de reflexão. Veja a Fotogaleria.

A atividade consistiu numa encenação do trajeto que Jesus Cristo fez até ao Calvário. A população foi convidada a meditar sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Esta é uma forma de se reavivar tradições e, sobretudo, de acompanhar mentalmente Jesus no seu sofrimento.
A iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A Semana Santa na Póvoa de Varzim é um período enriquecido por diversas celebrações religiosas e culturais e ainda por manifestações pagãs associadas à época. Marcantes são as cerimónias organizadas pela Confraria do Santíssimo Sacramento em colaboração com a Paróquia da Matriz e o município da Póvoa de Varzim, que se rodeiam sempre de solenidade e participação, quer por parte da comunidade quer pelas centenas de visitantes que escolhem a cidade numa altura de férias ou fim de semana prolongado.