Cada ação consiste na visualização de vídeos que levantem questões sujeitas a debate e terá a duração de 45 ou 90 minutos, consoante o número de alunos presentes.

As sessões vão realizam-se desde 22 de fevereiro e até 17 de março, nas Bibliotecas Escolares do concelho.

Alertar para os perigos/cuidados da gestão da informação privada feita por cada indivíduo e promover a partilha de recursos (educativos, lúdicos e pedagógicos) entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares (comunidade escolar) são os objetivos destas sessões.

Considerando a intervenção da Biblioteca Municipal na Rede Concelhia de Leitura Pública e na Rede de Bibliotecas Escolares, em 2015 ocorreu a primeira série de ações e, este ano, a segunda edição pretende continuar com a divulgação de boas práticas na partilha de informação em ambiente web.

Com o advento das tecnologias e numa altura em que as redes sociais tomam conta do dia-a-dia de cada um, a forma como se partilha informação abre demasiado espaço à violação de privacidade.

Mais do que as técnicas de phishing ou spam, em que os hackers nos colocam como alvo de publicidade e esquemas de disseminação de informação/vírus, hoje em dia, há uma exposição de informação privada que é feita a partir de qualquer dispositivo e para a qual contribuímos despropositadamente, colocando-nos numa posição vulnerável.

Até à data, as sessões já decorreram na Escola E.B. 2/3 Campo Aberto, Beiriz; na E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves; na E.B. 2/3 Cego do Maio; e na E.B. 2/3 de Aver-o-Mar.

Estão ainda previstas sessões na Escola Secundária Rocha Peixoto (2 e 17 de março), Escola Secundária Eça de Queirós (3 de março) e E.B. 2/3 de Rates (10 de março).