Em representação das entidades parceiras, assinaram o documento o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, e o Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Fontaine Campos.

No seu discurso, o Presidente da Câmara afirmou que “hoje, a Póvoa de Varzim vive um dia histórico” porque “mostra a nossa força de fazer-acontecer, a nossa força em continuarmos a ser um concelho e um povo diferente dos outros. A nossa força de levantar um projeto único em Portugal, de procurar uma janela de oportunidade, com parceiros de alto nível como é o caso da Universidade Católica Portuguesa e da Marinha”.

Aires Pereira assumiu que “faltava à nossa cidade dar este passo no sentido de se afirmar como uma referência marítima nacional” e que o Município tem, agora, condições para dar resposta a esta necessidade de tornarmos a nossa economia azul mais competitiva e com maior capacidade de gerar valor. Deixou ainda uma palavra de apreço ao Almirante Silva Ribeiro, ao Professor Azeredo Lopes e ao Dr. Miguel Marques, “por connosco terem acreditado nesta ideia”.

O Almirante Gouveia e Melo transmitiu que tem todo o interesse em colaborar neste curso e disponibilizar à população poveira os conhecimentos adquiridos pela Marinha ao longo dos seus 700 anos de existência. Para o Chefe do Estado-Maior da Armada, esta iniciativa ganha ainda mais importância por “ser a primeira vez que se realiza uma iniciativa descentralizada” que junta o poder local, a academia e as Forças Armadas para “potenciar aquilo que temos de melhor: o mar”.

O Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Fontaine Campos, explicou que o Curso está organizado de forma a compreender vertentes formativas relacionadas com as oportunidades e os desafios gerados pelo mar. É constituído por quatro módulos: Direito e Relações Internacionais; Estratégia; Tecnologia, Recursos e Segurança e proteção Marítima; Economia e Desenvolvimento Sustentável.