Na passada quarta-feira à noite, foi apresentado, no Auditório da Biblioteca Municipal, o livro O Espírito e a Graça de Eça de Queiroz de Luiz de Oliveira Guimarães. A apresentação da obra foi feita por Gisela Silva e a sessão contou com a intervenção de Paula Guimarães, familiar do autor. O Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino, marcou presença na sessão.

Durante o dia de hoje, 25 de novembro, há várias atividades lúdicas e pedagógicas a decorrer, na Biblioteca Municipal, especialmente dedicadas aos mais novos. É o caso de “Que história é EÇA?” um quizz sobre algumas das personagens, locais, excertos dos livros do escritor e, ainda, do atelier “Paper toys – Eça de Queirós“, que aproxima a história do autor ao imaginário tradicional dos brinquedos, dos jogos e das construções em papel.

Neste mesmo espaço, e até 16 de dezembro, encontra-se patente a Mostra Documental “70º aniversário do Monumento a Eça de Queirós na Póvoa de Varzim“, situado no topo nascente da Praça do Almada, muito perto da casa onde Eça nasceu. Inaugurado há sete décadas, no dia 1 de novembro de 1952, com a presença, entre outras individualidades, dos filhos de Eça, Maria e António, o monumento foi concebido por Bento de Almeida e Victor Pala, associando-se a esta dupla de arquitetos o consagrado escultor Leopoldo de Almeida, que executou a estátua em bronze.