O feriado principiou com um passeio de cicloturismo pela cidade, que partiu às 10h30 da Praça do Almada. A Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva, marcou presença nesta iniciativa familiar, dando a buzina de partida para a prova.

Seguiu-se um grande concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim, em frente aos Paços do Concelho, ao qual o Vice-Presidente da Câmara, Luís Diamantino, fez questão de assistir. Ao início da tarde, foram vários os interessados, de todas as idades, que se reuniram no Pavilhão Municipal para participar do Torneio Aberto de Ténis de Mesa.

Através da promoção deste tipo de iniciativas de caráter desportivo e cultural, a Póvoa de Varzim manteve a tradição de difundir os valores inerentes à liberdade conquistada há quase meio século no nosso país.