O encontro, realizado no Auditório Municipal, reuniu agricultores, técnicos, empresas e entidades públicas para um dos momentos mais relevantes do calendário agrícola regional, de reflexão e debate sobre os desafios atuais e futuros do setor hortícola.

O evento proporcionou os tradicionais “Minutos Comerciais”, com apresentações do Crédito Agrícola, da Lipor/Universidade Católica Portuguesa e do Centro do Clima, que abordaram a pertinência de arranjar soluções financeiras, providenciar alimentos em compostos orgânicos e os desafios ambientais que se colocam ao agricultor moderno.

O bloco temático “Eu quero ser agricultor! E agora…?” juntou especialistas de uma grande variedade de entidades do setor, com vista ao esclarecimento de dúvidas e à apresentação de caminhos práticos para quem inicia ou pretende consolidar a sua atividade agrícola.

Por fim, o debate principal discorreu sobre as obrigações legais de um agricultor, com a participação do Vice-Presidente da CCDR Norte, Paulo Ramalho, do Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Álvaro Mendonça e Moura, do coordenador geral da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Luís Brandão, e do proprietário da empresa Pétalas e Figurinos, Bruno Maciel.