Perto de duas centenas de profissionais ligados à horticultura e à associação poveira participaram nesta comemoração que contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

O autarca sublinhou que “este é um setor que necessita de reconhecimento por parte de quem tem responsabilidades ao mais alto nível. Portugal não é só o que se passa a Sul do Tejo. E é importante que os governantes não se esqueçam disso. Queremos que a horticultura seja reconhecida da mesma forma que o são outras atividades”.

O edil afirmou que a horticultura não acabaria se não existisse a Horpozim mas seria naturalmente diferente e diferente para pior. A Associação, segundo Aires Pereira, “alivia a burocracia que este setor exige” e informa os profissionais sobre os mais variados assuntos relativos à sua atividade.

“Há novos desafios pela frente. Biodiversidade, bem-estar animal, proteção ambiental: todos estes são termos que nos têm entrado porta adentro nos últimos tempos e que não podemos fazer de conta que não devemos ter estas preocupações. Não podemos fingir que esta nova realidade não existe até porque serão os próprios consumidores a exigirem todos esses cuidados”, disse o Presidente da Câmara Municipal. Acerca das alterações climáticas e do aquecimento global, Aires Pereira afirmou que a maior responsabilidade cabe à exploração agropecuária em grande escala e não aos pequenos produtores. No entanto, ressalvou que “o mundo está diferente” e, por isso, cada um de nós deve tentar fazer o melhor possível.