O evento contará com o concurso, propriamente dito, e ainda com uma Feira da Rosca Doce.

Os participantes no concurso devem fazer a entrega dos doces, na Sede da Junta de Freguesia, entre as 12h00 e as 13h00. O júri nomeado pela organização fará a apreciação da Rosca Doce apresentada a concurso, pelo sistema de “prova cega” entre as 13h00 e as 14h00. A divulgação dos premiados e respetiva entrega de prémios será feita no próprio dia às 14h30, sendo que aos três primeiros classificados serão entregues diplomas de premiação e aos restantes diplomas de participação.

Para além disso, entre as 13h00 e as 17h00, terá lugar no Largo do Padre Arnaldo Moreira a Feira da Rosca Doce, onde os participantes do concurso podem comercializar as suas Roscas Doces.

Este é o segundo ano que a Junta de Freguesia lança o desafio a todos os ratenses, pessoas individuais e coletivas a participarem nesta iniciativa cujo objetivo passa também pela valorização e preservação de uma das tradições gastronómicas da terra nesta época pascal.