O espetáculo irá realizar-se no dia 12 de julho, sábado, às 21h45, na Igreja Matriz.

O concerto será dominado por obras pertencentes a duas importantes coletâneas de António Vivaldi – Il Cimento dell’Armonia e dell’Inventione (publicada em 1725) e La Cetra (1727), ambas editadas por Michel Charles Le Cène, de Amsterdam. O prestígio do compositor era então reconhecido em toda a Europa. La Cetra [a lira] foi dedicada ao Imperador da Áustria, Carlos VI (1711-1740), monarca ‘iluminado’ no âmbito das artes. A série de concertos que integra a coletânea prima por uma constante qualidade no que concerne à estrutura formal (o esquema vivo-lento-vivo), rítmica contrastante e melodias apelativas e carregadas de expressividade e lirismo. O Concerto em dó maior op. 9 nº 1 / RV 181a é disso um exemplo flagrante. O Allegro (primeiro andamento) surge com um ritornello composto de duas ideias musicais em confronto: a primeira apresenta-se em intervalos extensos e a segunda baseia-se numa fórmula de notas repetidas estruturadas na tónica. Quando o ritornello aparece pela última vez, estas duas ideias são expostas por ordem inversa. O Largo (segundo andamento), em dó menor, apela à expressividade do violino solo, que, no Allegro final (terceiro andamento) é convidado a exibir as suas capacidades virtuosísticas.

O Concerto em sol menor KV 331 terá sido composto a meados da década de 1720. De grandes dimensões – para o que era habitual em Antonio Vivaldi –, a obra exibe uma animação extrovertida e fantástica, com contínuas alterações de humor e golpes de teatro, nos andamentos extremos, contrariada, no Largo, por sonhadora melopeia.

Os célebres concertos ‘Le quattro stagioni’ são os primeiros quatro de ‘Il Cimento dell’armonia e dell’inventione’ op. 8. A coletânea foi dedicada ao conde boémio Wenzel de Morzin, aristocrata do império dos Habsburgos. O autor escreveu cerca de vinte concertos de programa no período de 1715 a 1730, explorando as potencialidades semânticas da música instrumental, aliando a racionalidade da forma à fantasia descritiva de efeitos pitorescos: ‘La tempesta di mare’, ‘Il piacere’, ou ‘La caccia’. Mas é com ‘Le quattro stagioni’ que Vivaldi mais aprofunda esta singularidade. O seu programa baseia-se em quatro sonetos de autor desconhecido (alguns autores admitem que são do próprio Vivaldi). As afinidades dos poemas com a música assentam em diversos planos, desde a exuberância de comentários literários inscritos na própria partitura, aos detalhes retóricos do vocabulário musical. A que não será alheia a larga experiência da extensa obra vocal do seu repertório (música sacra, cantatas, óperas e melodramas). A descrição e ‘pintura’ de raios e trovões, pássaros, o sono do pastor, ou o cão que ladra (Primavera); o canto do cuco, temporal e saraiva (no Verão); o sono após uma boa libação, danças em honra das colheitas (Outono); ou o caminhar sobre o gelo, o tranquilo descanso à lareira, os tremores do frio, e a chuva que cai no exterior (Inverno) servem-se de uma simples orquestra de cordas com uma imaginação e artifício sem limites.

O programa inclui ainda a Sinfonia em fá maior, op. 1 nº 5, de Giuseppe Antonio Brescianello, quase contemporâneo de Antonio Vivaldi (nasceu 12 anos depois, em Bolonha). Foi um dos muitos músicos italianos que irradiaram a sua arte nos países de língua alemã. Trabalhou nas cortes de Munique e Estugarda, cidade onde viria a falecer. Também violinista, as suas composições incluem obras instrumentais e vocais (a ópera La Tisbe, uma Missa e duas cantatas). A Sinfonia em fá maior insere-se nos padrões da época, aliando elementos antigos e modernos influenciados pelas tradições italiana e francesa.

 

Il Pomo d’Oro é uma Orquestra fundada em 2011 dedicada especialmente à ópera, mas também empenhada na atuação puramente instrumental em formação variável. Reúne alguns dos mais importantes especialistas na interpretação com instrumentos antigos. Os seus membros formam um agrupamento de admirável qualidade, combinando conhecimentos estilísticos, as mais elevadas capacidades técnicas e entusiasmo artístico.

Dependendo do projeto, Il Pomo d’Oro trabalha com diversos diretores musicais, mas também sem direção específica, ou sob direção de um solista. Para a temporada de 2012-13 a formação escolheu Riccardo Minasi como principal diretor. A designação da formação refere-se ao título de uma ópera de Antonio Cesti, escrita para o casamento do Imperador Leopoldo I da Áustria com Margarita Teresa de Espanha, em Viena, em 1666. A ópera era a parte final de uma celebração imperial de inacreditável esplendor, que se iniciou com uma exibição de fogo-de-artifício com 73.000 foguetes e um bailado equestre representando 300 cavalos. Com vinte e quatro conjuntos de cenários e admiráveis efeitos especiais, ‘Il Pomo d’Oro’ foi provavelmente a mais excessiva e dispendiosa produção operática na história antiga do género. Proporcionou papéis para cinquenta cantores, e a sua duração foi de dez horas – dez horas de sumptuoso espetáculo e excelente música.

 

Informações:

A conferência e os espetáculos incluídos em “Manifestações Paralelas” são de entrada livre.

O preço dos bilhetes avulso para jovens até aos 25 anos e pessoas com mais de 65 é €4,00 e os bilhetes avulso normais custam €6,00.

Se pretender fazer aquisição dos mesmos em Grupo (mínimo de 4 bilhetes) tem o custo de €4,00 (cada) e a Assinatura (série de 15 bilhetes para os quinze espetáculos) de €25,00 com oferta de brochura.

Poderá adquirir os bilhetes nos seguintes locais: Serviço de Turismo da Póvoa de Varzim (desde 1 de julho, das 09h00 às 19h00, de segunda a sexta-feira; aos sábados e domingos, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00); Secretariado do Festival (desde 1 de Julho, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (de segunda a sexta-feira), na receção ou através do telefone 252 614 145 ou segunda a domingo: 14h00 às 20h00 através do telemóvel 939 751 434 (só para reserva de bilhetes) e ainda Auditório Municipal, Cine-Teatro Garrett, Igrejas Matriz, Misericórdia e Românica de S. Pedro de Rates, no próprio dia de cada espetáculo, a partir das 20h30.

Acompanhe a 36ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim no portal municipal.