Esta iniciativa sem fins lucrativos, promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, teve como ponto alto a 13.ª grande descida de carros artesanais, no domingo, com o tema “Os Transportes”.

Este ano, os vencedores foram: “Locomotiva a Vapor”, pilotado por Vítor Santos e Ricardo Salgado, nas categorias Escolha do Público e de melhor apresentação de equipa, e “RESU pelo Cheiro a LIMA”, com José Martins e António Gomes, distinguido como Carro mais Ecológico. O carro “Locomotiva a Vapor” terminou, igualmente, no primeiro lugar da classificação, seguido de “Papa Móvel”, com Miguel Lopes e Catarina Milheiro, em segundo lugar, “Helicóptero Koala”, com José Alves e Rui Rosa, no terceiro posto, “RESU pelo Cheiro a LIMA”, em quarto, e “Laúndos”, com Albino Ferreira, no quinto lugar.

O Vereador Luís Ramos e o Presidente da Junta de Freguesia de Laúndos, Félix Marques, marcaram presença na entrega de prémios aos concorrentes que mais se destacaram.

A diversão não se esgotou neste momento, com três dias de música, comédia e atividades lúdicas para todas as idades, com destaque para o encontro de clássicos, no Terreiro de Nossa Sra. da Saúde, no sábado, seguido de um espetáculo de comédia com os protagonistas Fernando Rocha e João Faquire. A animação musical esteve a cargo dos DJ´s Padre Guilherme e Renato Neiva, na sexta-feira, e Hélder Dias, no sábado.

Aproveitando o evento, foi também assinado na tarde de domingo um protocolo entre a Junta de Freguesia de Laúndos e a Fábrica da Igreja Paroquial de Laúndos para a construção do “Parque Verde de Laúndos”, a ser construído no Campo do Passal.

A exemplo das edições anteriores, as verbas angariadas pelo “Laúndos em Movimento” revertem para a construção do Centro Pastoral de Laúndos e Sede do Agrupamento de Escuteiros. Adicionalmente, este ano, os vencedores das diferentes categorias da grande descida de carros artesanais também contribuíram para esta causa, com a doação dos seus prémios.